Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Rio de Onor eleita uma das finalistas na corrida às 7 Maravilhas de Portugal®– Aldeias

No dia 20 de agosto realizou-se em Pedrogão Grande a Gala Especial que elegeu na categoria Aldeias em Áreas Protegidas, Rio de Onor, em Bragança, como uma das aldeias finalistas às 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias.
Rio de Onor é uma aldeia que está inserida no Parque Natural de Montesinho e na Zona de Proteção da Rede Natura 2000, junto à fronteira com Espanha. Esta aldeia raiana é marcada pela distinta preservação e restauro das suas casas de xisto com varandas alpendradas, sendo que a maioria dos seus habitantes é bilingue ou trilingue (português, castelhano e rionorês) e regem-se por um governo próprio, pois ainda vivem em comunidade. 

A Gala Especial das 7 Maravilhas de Portugal elegeu, ontem, em Pedrogão Grande as duas aldeias finalistas na categoria Aldeias em Áreas Protegidas. Rio de Onor destacou-se pela beleza natural e pela preservação do seu dialeto, rionorês. 

Rio de Onor - A irmã gémea e a “Vara da Justiça” 

Rio de Onor partilha o seu território com a idêntica aldeia Rihonor de Castilla, situada do outro lado da fronteira. O convívio entre as duas aldeias trouxe aos seus habitantes um dialeto muito próprio, o rionorês. A aldeia tem uma arquitetura típica com casas tradicionais de xisto, com varandas alpendradas e cobertura de lousa. Aqui é possível descobrir a Ponte Romana, a Igreja de São João Batista, a fonte, a praia fluvial, os fornos comunitários, os lagares de vinhos e os moinhos. 

Em Rio de Onor, vive-se numa estrutura onde, ainda, existe entreajuda, agricultura e pastorícia comunitária, partilha de terrenos, de rebanhos e de moinhos. A “Vara da Justiça” é um símbolo que, ainda, hoje é respeitado. Responsabiliza-se pelo cumprimento de todas as regras da comunidade e aplica multas, que são pagas através de vinho ou azeite. 

A sua gastronomia destaca-se por deliciosos enchidos e o artesanato é rico em peças de cestaria e carpintaria. 

Entre Setembro e Novembro é o momento ideal para observar o comportamento dos veados – a denominada época da brama - abundantes no Parque Natural de Montesinho, em particular na aldeia de Rio de Onor. É nesta época que os veados, em época de acasalamento, são mais fáceis de detetar. São os machos que se destacam pelos bramidos fortes que vocalizam para atrair fêmeas e afastar outros machos competidores. A Natureza no seu estado mais puro! 

Se ainda não conhece, Rio de Onor aguarda pela sua visita. Para amantes da natureza, o parque de campismo existente pode ser uma opção que permite maior proximidade ao meio envolvente e usufruir do que a natureza oferece. Para quem prefere outro tipo de alojamento, existe a Casa de Onor e a Casa da Portela.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário