Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

"O Douro à volta do mundo" ajudou a abrir o interior a novos mercados"

O projeto 'O Douro à volta do mundo -- Magellan World' terminou em Le Havre, França, e com um balanço "positivo muito" depois de dois anos a abrir as portas do interior a novos mercados e negócios.
As nossas empresas têm de pegar nestas oportunidades e transformá-las em negócio, porque nós abrimos um conjunto de portas.

Tentamos convergir os interesses comerciais dos nossos membros e da região, fazer a promoção da região fora de portas e captar investimentos", afirmou hoje à agência Lusa Alberto Tapada, da Associação dos Empresários Turismos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR).

O 'Magellan World' foi promovido pela AETUR, com sede em Vila Real, e resultou de uma candidatura ao Programa Norte 2020 de cerca de 790 mil euros, com uma comparticipação comunitária de 671 mil euros.

Depois de ações de promoção no Brasil, Uruguai e Argentina e de levar ao Douro vários jornalistas, bloggers e operadores turísticos, a cidade portuária de Le Havre acolheu a última ação de promoção no âmbito do projeto, que decorreu a bordo do navio-escola sagres.

"Os objetivos que nós tínhamos proposto foram ultrapassados em termos do projeto e da candidatura. Em ações de promoção externa mais que duplicamos aquilo a que estávamos comprometidos em termos de candidatura", salientou.

Alberto Tapada afirmou que, dois anos depois do arranque do projeto, "há vários negócios que estão a ser feitos" quer a nível do agroalimentar, com destaque para os vinhos, quer na área do turismo.

"O país mais ágil a fazer negócios surpreendentemente foi o Uruguai, que era um país que não estava previsto nós irmos inicialmente. Este país abriu-nos um pouco os olhos em relação a fórmulas inovadoras de gerir e tratar negócios à escola global", frisou.

Segundo o responsável, estão a ser criadas plataformas que ajudem a simplificar o sistema de distribuição, sobretudo dos produtos agroalimentares, no mercado da América do Sul. Um grande entrave às exportações portuguesas são as acentuadas taxas praticadas em países, como por exemplo, o Brasil.

"Criamos uma bolsa de oportunidades de investimento na nossa região para cidadãos brasileiros que procuram cada vez mais Portugal como a segunda residência. Isso é outra área de negócio que está no ar que é preciso aproveitar", acrescentou.

No âmbito do projeto foi assinado um protocolo com a Braztoa -- Associação Brasileira das Operadores de Turismo, que, segundo o dirigente, vai permiter um acesso mais rápido a este mercado e ao desenvolvimento de negócios com as empresas.

A AETUR firmou ainda uma parceria com a Marinha Portuguesa, que possibilitou que o navio-escola Sagres recebesse duas ações de promoção do Douro e de Trás-os-Montes, uma no porto de Santos (Brasil) e outra em Le Havre (França), onde o "Magellan World" terminou "num ambiente de festa" a promover os produtos, a cultura e as paisagens do território interior de Portugal.

No entanto, segundo Alberto Tapada, o objetivo é continuar na senda de Magalhães e, para isso, vai ser delineada mais uma candidatura a fundos comunitários.

A ideia é ligar o projeto às comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação realizada entre 1519 e 1522 e que foi liderada por Fernão Magalhães.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário