No próximo sábado, dia 2 de setembro realiza-se a festa em Honra do Santo Antão da Barca, em Parada-Alfândega da Fé. A romaria realiza-se no Santuário que na sequência das obras da Barragem do Baixo sabor teve de ser transladado pedra por pedra. Movidos pela fé ou pela envolvente natural há cada vez mais visitantes neste local.
No próximo sábado, dia 2 de setembro, todos os caminhos vão dar ao Santuário de Santo Antão da Barca. A pé ou de carro, cada um vai com a sua devoção e vêm de todo o lado. O santo não falha nas promessas e a Confraria também não. Para além da religiosa, há também a festa pagã que se estende noite dentro com o arraial e o fogo-de-artifício.
São esperadas centenas de pessoas na festa que é em honra do Santo Antão da Barca, do Divino Senhor da Barca e de Nossa Senhora dos Remédios. Vindas de todo o concelho de Alfândega da Fé e dos concelhos vizinhos, há muito quem aguarde pela “Festa do Santo” para cumprir as suas promessas. Mas há também quem vá ao santuário atraído pela sua envolvente natural.
Este espaço foi melhorado com as recentes intervenções efetuadas na sequência da construção da Barragem do Baixo Sabor. Na altura foi necessária a transladação integral do Santuário para um ponto mais alto, aproveitando-se o momento de reconstrução para renovar o espaço envolvente, criando mais e melhores infraestruturas para receber os visitantes.
Em projeção está ainda a criação de uma praia fluvial adjacente ao Santuário. Autarquia e Confraria reconhecem as potencialidades turísticas deste local e vêm na construção da praia e de restantes equipamentos de apoio uma mais-valia para a promoção turística do concelho. A iniciativa faz parte das contrapartidas pela construção da barragem, estando a sua concretização a cargo da EDP.
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário