O professor Filipe Almeida, presidente da Portugal Inovação Social, esteve na sede da Azimute em Portela na passada quinta-feira dia 28 de Setembro. A sua visita teve como objetivo conhecer pessoalmente o projeto “Aldeias Pedagógicas”. Durante a visita a equipa coordenadora da Azimute colocou o professor Filipe Almeida a par do trabalho desenvolvido e das intervenções executadas até ao momento.
A Azimute com o “Aldeias Pedagógicas” pretende replicar o projeto Aldeia Pedagógica de Portela em 3 aldeias do distrito de Bragança: criação de duas novas “Aldeias Pedagógicas” no concelho de Vimioso e uma no concelho de Bragança.
O “Aldeias Pedagógicas” é um projeto de inovação social que promove o envelhecimento ativo, a intergeracionalidade, a valorização, a participação cívica e familiar e o bem-estar físico e mental do idoso através da participação dos idosos enquanto guias de uma visita pelo passado das três aldeias, pensada para grupos escolares e outros grupos organizados, que recorda as artes, ofícios e tradições de outros tempos. O “Aldeias Pedagógicas” valoriza os saberes, os ofícios, experiência de vida dos idosos e a sua ligação ao mundo rural tornando-os nos “Mestres” das aldeias: são os idosos que melhor guardam os saberes de outrora e são também eles que melhor os sabem transmitir. Os visitantes percorrem um circuito pelas ruas das “Aldeias Pedagógicas”, passando em pontos definidos, ouvindo, observando e experimentando as artes e ofícios destes Mestres/idosos.
O projeto envolve ainda o uso de tecnologias, como o Skype, enquanto linha de contacto entre utilizadores séniores e os seus familiares, de forma a reforçar as relações de proximidade, assim como ações de sensibilização, eventos e um “espaço” de criação artística, que desenvolve a motricidade, a precisão manual, a coordenação psicomotora e a criatividade do idoso.
A Azimute com este projeto de inovação social procura resolver e mitigar o problema da exclusão social do idoso através da inclusão social e ao mesmo tempo dinamizar os territórios rurais.
O projeto Aldeias Pedagógicas faz parte de uma candidatura aprovada pelo instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, gerido pela Portugal Inovação Social – sendo cofinanciado pelo PO ISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e FSE - Fundo Social Europeu. Este projeto é ainda cofinanciado por 3 investidores sociais, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Câmara Municipal de Bragança e a Câmara Municipal de Vimioso, que asseguram 30% do financiamento, sendo que o projeto tem um prazo de execução de 3 anos.
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário