Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Demissões na Santa Casa de Mirandela provocam mesmo eleições antecipadas

Está confirmado um dos cenários avançados na semana passada. A demissão de três membros da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela vai provocar a realização de eleições antecipadas ainda antes do final deste ano.
Um dos membros suplentes não aceitou integrar o lugar de efectivo na Mesa Administrativa, pelo que, rezam os estatutos da instituição, têm, obrigatoriamente, de ser dissolvidos os órgãos da Santa Casa e despoletado um novo processo eleitoral.

A notícia é confirmada pelo próprio Provedor, Adérito Gomes, que vai recandidatar-se ao cargo.

A hipótese da queda dos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela colocou-se na semana passada, quando três, dos sete membros da Mesa Administrativa, entregaram cartas de demissão, ao presidente da Assembleia-Geral.

Maria Gentil Vaz, Luís Maia e Eugénio Teixeira não quiseram prestar declarações, por enquanto, sobre as razões desta decisão, alegando que o assunto não será tornado público, enquanto o presidente da Assembleia-Geral (José Baltasar Aguiar) não tivesse conhecimento do teor das cartas, dado que se encontrava ausente no estrangeiro.

Confrontado com esta situação, o Provedor da SCMM, Adérito Gomes, confessa que foi “apanhado de surpresa com as demissões”.

Posteriormente ao conhecimento das três demissões, o Provedor contactou os três membros suplentes, igualmente eleitos, em Dezembro de 2014, com o intuito de virem a assumir funções, como efectivos, até ao final do mandato, ou seja, até Dezembro de 2018.

Como um deles não aceitou assumir funções, é o suficiente para a Mesa Administrativa não cumprir os preceitos legais previstos nos estatutos e com isso motivar a queda dos órgãos sociais e a consequente marcação de eleições antecipadas.

Uma situação que deixa Adérito Gomes desiludido, alegando que vai “causar enorme instabilidade na instituição”, em véspera de assinalar uma data marcante para a Santa Casa da Misericórdia de Mirandela: os 500 anos de existência.

Entretanto, fica a certeza que Adérito Gomes vai recandidatar-se ao cargo de Provedor nas eleições antecipadas que devem acontecer ainda antes do final deste ano.

Resta aguardar pela marcação das eleições antecipadas e saber se haverá listas adversárias para concorrer com o actual Provedor.

A instituição particular de solidariedade social serve mais de 1200 utentes, nas suas diversas valências para crianças e idosos e emprega mais de 350 pessoas. 

Escrito por rádio Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário