Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 29 de outubro de 2017

Bruxas à portuguesa em Montalegre

A Filandorra – Teatro do Nordeste vai animar a noite de 31 de Outubro de Vilar de Perdizes, a “Noite de Halloween”, e promete muita animação, com bruxas, bruxos, trasgos e diabos à portuguesa à solta pelas ruas desta pequena aldeia do Concelho de Montalegre, a “capital” da bruxaria em Portugal.
Para assinalar a noite das bruxas, a Companhia preparou um conjunto de actividades verdadeiramente horripilantes desde um atelier de caracterização para retocar figuras de bruxas, trasgos e bruxos… de última hora, e durante o qual será servido um Chá das Ervas… para todos os males deste e do outro mundo (maus olhados, inveja…e prevenção de diarreias agudas). 

A noite promete muitas surpresas “horripilantes”, a partir dos jantares embruxados preparados pelos restaurantes de Vilar de Perdizes, que decorados com motivos ligados ao azar, vão “deliciar” e “assustar” os convivas. Depois do jantar bruxas, trasgos e bruxos reúnem-se no Terreiro da Bruxaria para ensombrar os visitantes que queiram participar no Cortejo Embruxado, este ano virado ao contrário e verdadeiramente assustador, que vai percorrer as ruas e canelhos da aldeia, com os participantes a viverem situações inesperadas com a presença de personagens ocultas à luz de velas a provocar muitos percalços e sustos, ungentos, as lutas entre o bem e o mal, o pão que o diabo amassou!

A noite termina com a Tradicional Queimada, feita à base de aguardente e outros ingredientes naturais, esconjurada pelo Padre Fontes e o Bruxo Queiman com a presença do Deus Larouco e da sua corte de trasgos, dianhos, bruxos, bruxas e outras figuras quejandas… que à volta da grande fogueira se vão unir para ritual satânico do Beijo de despedida no cú do Diabo, que finaliza com o Bailinho das bruxas no terreiro com vassouras à mistura… a interacção com os participantes vai ser uma constante nesta que é a noite de bruxas mais genuína de país. 

A animação está a cargo da Filandorra – Teatro do Nordeste com a participação dos grupos Animamos e MATABIXO – Projecto Enraizarte além das muitas bruxas e bruxos que todos os anos acorrem à aldeia de Vilar de Perdizes para assinalar a noite de bruxas à portuguesa, numa noite que promete ser um trinta e um, no ano em que a Filandorra celebra os 31 anos de actividade. 

A iniciativa é uma organização da Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes e União de Freguesias de Vilar de Perdizes e Meixide em parceria com o Ecomuseu do Barroso e Filandorra – Teatro do Nordeste, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Montalegre.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário