Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Festa dos Reis de Baçal reuniu população para ouvir sátiras

Em Baçal, a festa dos reis também é dos caretos e prolonga-se entre os dias 5 e 7 de Janeiro. A tradição cumpriu-se por mais um ano com as rondas dos rapazes que vão pelas casas a pedir fumeiro e outros bens.
Um dos momentos altos da celebração é a declamação dos colóquios: uma sátira apregoada pelos rapazes sobre os acontecimentos mais relevantes da aldeia.

“É o culminar de três dias de festa, com a declamação dos colóquios, que é uma sátira daquilo que acontece de mais improvável na aldeia durante o ano, é uma parte importante em que se reúne a aldeia toda”, assegura o presidente da junta de freguesia de Baçal, Luís Carvalho.

A tradição é assegurada pela população e os mais novos empenham-se em manter festa genuína.

“É uma festa que reúne rapaziada nova aqui da aldeia principalmente os solteiros, que promove a confraternização, fazemos rondas com os gaiteiros, e o que queremos é manter esta tradição de forma genuína”, adiantou.

Os mascarados de Baçal a dar continuidade à tradição dos reis. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário