Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Torre de Moncorvo, vai receber mais uma edição da Feira Medieval com o tema “A Rota do Ferro no tempo de D.Dinis”

A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo está a preparar mais uma edição da Feira Medieval nos dias 13, 14 e 15 de Abril, com o tema “A Rota do Ferro no tempo de D.Dinis”.
Durante três dias, a Vila de Torre de Moncorvo irá respirar a Época Medieval, reatando, assim, um diálogo vivo com as memórias que nos chegam do ambiente vivido no espaço rural do séc. XIII. 

Filho de D. Afonso III e de D. Beatriz de Castela, D. Dinis foi aclamado rei, em Lisboa em 1279, para iniciar um longo reinado de 46 anos. Com as fronteiras definidas, D. Dinis deu continuidade a medidas importantes para afirmação da autoridade do rei, com a construção de castelos, o incentivo ao povoamento e à exploração económica de algumas regiões. 

O fomento económico foi também uma das preocupações de D. Dinis, incentivando a produção agrícola, a exploração de minas e o comércio interno (criando numerosas feiras, por exemplo). Em concordância com esta lógica encontra-se também a promoção de ações de povoamento e a atribuição de forais, outorgando foral a Torre de Moncorvo em 12 de Abril de 1285. 

Moncorvo e o Ferro sempre estiveram ligadas desde que o homem começou a minerar as suas terras. O Ferro extraído de grande qualidade era reconhecido nos cantos do Mundo e de muitas rotas de comércio. A Rota do Ferro no Tempo de D. Dinis, é o tema a retratar nesta edição de 2018, a abordagem teatral terá grande foco nos povos e culturas que cruzavam as ruas e praças desta vila, a troca de cultura, gastronomia e comércio terá destaque nas várias intervenções ao longo dos três dias. 

A organização é da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo em parceria com o Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, Grupo Alma de Ferro Teatro, Associação de Comerciantes e Industriais de Moncorvo, Paróquias, Juntas de Freguesias, Agrupamento 788 do Corpo Nacional de Escutas, Destacamento da GNR de Torre de Moncorvo, Dragon Force e Escola Municipal Sabor Artes.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário