Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

A abertura de uma mina a céu aberto em Retortillo preocupa a Associação de Municípios do Douro Superior

A abertura de uma mina a céu aberto em Retortillo, em Espanha preocupa a Associação de Municípios do Douro Superior que quer o assunto debatido na próxima Cimeira Ibérica entre Portugal e Espanha.
No sábado decorreu uma manifestação em Salamanca, contra a abertura das Minas de Urânio de Retortillo, que se encontra a 40 quilómetros da fronteira portuguesa com a presença de Ambientalistas Portugueses e espanhóis que contestaram a construção a céu aberto de uma mina de urânio pela empresa Berkeley.

Artur Nunes, presidente da Assembleia Geral Associação de Municípios do Douro Superior denuncia este facto uma vez que a sua abertura poderá trazer problemas de natureza ambiental.

“Há a intenção da abertura desta mina de urânio, e que nos preocupa a vários níveis. Um deles é a questão ambiental através das poeiras que podem trazer problemas para nós que estamos deste lado da fronteira. Outros dos problemas é a contaminação das águas uma vez que a lavagem e a extracção vai criar problemas para toda aquela região. Estamos a falar por um lado do Parque Natural do Douro Internacional e por outro Reserva da Biosfera e Alto Douro Vinhateiro”, denuncia o autarca.”

Para o autarca do Município de Miranda do Douro este assunto terá de ser debatido na próxima Cimeira Ibérica e acautelado, devido aos perigos ambientais que o projecto representa “é um investimento que deve ser acautelado do lado português no sentido de proteger as populações da fronteira e alertar estas questões para futuro. É uma decisão ao nível ministerial por isso o ministério do ambiente português e espanhol devem conversar sobre esta matéria, sobre o impacto ambiental e todas estas consequências que pode ter para o território português. O ministério do ambiente espanhol deverá ter em conta que deverá ter sempre em conta que deve consultar o lado português” destaca o autarca. 

As Minas de Urânio de Retortillo podem afectar ambientalmente os municípios raianos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Figueira de Castelo Rodrigo, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa.

Escrito por: Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário