Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Antologia de Autores Transmontanos e Altodurienses

A nível da nossa região têm saído diversas antologias de autores trasmontanos e altodurienses. Lembro-me de duas das mais importantes: a «Antologia de autores trasmontanos e altodurienses», da responsabilidade da Academia de Letras de Bragança e «Trás-os-Montes e Alto Douro – Mosaico de Ciência e Cultura», esta comemorativa dos 500 anos do foral de Lagoaça – Freixo de Espada-à-Cinta.
A nova Direcção da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa, liderada por Hirondino Isaías, tem estado bastante activa.
Além de organizar o IV Congresso em Maio próximo, ultima a edição de uma grande Antologia de Autores da nossa região, melhor dizendo, cobre, também, os concelhos que, na margem esquerda do Douro, pertenciam à antiga província de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os seus limites formam um quadrilátero cujas pontas são Figueira de Castelo Rodrigo, Resende, Montalegre e Bragança. Nesta grande Antologia vão constar cerca de 150 autores vivos ou que estavam vivos quando se iniciou o processo de arrolamento.
O coordenador deste grande projecto é o escritor e investigador Armando Palavras. Há um ano, sabendo eu, pela Dona Celeste Nozelos, da débil saúde do nosso saudoso conterrâneo Nuno Nozelos, tentei atempadamente, com sucesso, obter a sua participação. Por isso, entre os vários autores mirandelenses, Nuno Nozelos estará representado, por direito próprio.
É a maior Antologia de sempre, feita com autores da nossa região, em dois volumes e um total de 700 páginas. É prefaciada pelo Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa.
Espera-se que muitos dos autores antologiados participem no IV Congresso e assistam ao lançamento desta obra literária, representativa da nossa região.

Jorge Lage
in:atelier.arteazul.net

Sem comentários:

Enviar um comentário