Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Cáritas de Bragança vai mudar de instalações e dar lugar a CAT

A Cáritas Diocesana de Bragança vai avançar para a construção de novo equipamento da instituição, a “Casa Cáritas”. Trata-se de um projecto de grande dimensão cuja construção deverá arrancar já nos próximos meses.
O equipamento vai nascer num terreno com 13 mil metros², que foi doado pela Câmara Municipal de Bragança, no bairro do Couto, junto da Rotunda do Caçador para permitir aumentar a capacidade de resposta aos muitos pedidos que a Cáritas recebe, e ao mesmo tempo criar espaços mais funcionais e espaços exteriores mais amplos.

“As obras do novo equipamento irão começar rapidamente, ou já agora em Março ou em Abril. Sentimos a necessidade de ter ovas instalações porque temos muitos pedidos de pais que não têm onde colocar as crianças, principalmente as mais pequenas da creche e do pré-escolar. Temos uma lista de espera e temos necessidade de ampliar as nossas instalações”, explica Joaquina Ramos Tomé, vice-presidente da Cáritas de Bragança.

Actualmente, são 150 as crianças na Cáritas, mas muitas mais não têm vaga.

O espaço também é pequeno para as solicitações nos casos do centro de dia, centro de convívio, actualmente com 30 utentes, e do serviço de atendimento social, “o rosto da Cáritas”, em que por mês se realizam entre 400 a 500 atendimentos sociais de famílias.

Já no edifício onde actualmente funcionam estas respostas da Cáritas, a diocese de Bragança-Miranda vai instalar um Centro de Atendimento Permanente (CAT) destinado à população em risco.

“Contemplará pessoas desalojadas, sem abrigo, ex-reclusos, reclusos em precária, jovens que deixam lares de infância e juventude sem suporte familiar, entre outras situações”, refere a representante da Cáritas Diocesana de Bragança.

Actualmente no concelho existe já uma resposta social nesta área, com capacidade para 12 pessoas. As futuras instalações vão disponibilizar 25 vagas.

O projecto da “Casa Cáritas” foi apresentado esta segunda-feira, no arranque da Semana Nacional, que se assinala entre os dia 26 de Fevereiro e 4 de Março. No âmbito desta semana, a Cáritas de Bragança, promove ainda duas conferências, o peditório de rua, um jantar solidário e vários momentos musicais. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário