Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Lista de Batista Jerónimo vai avançar com queixa no Ministério Público contra os órgãos sociais do GDB

A lista A, liderada por Batista Jerónimo, que concorreu às eleições do Grupo Desportivo de Bragança, realizadas na passada quinta-feira, vai avançar com uma queixa no Ministério Público contra os órgãos sociais do GDB por alegadas irregularidades e ilegalidades durante o processo eleitoral.
Num documento emitido um dia antes das eleições, a lista A escreveu que “as eleições não foram regularmente convocadas” e que o processo eleitoral não respeitou “o procedimento previsto no Regulamento Eleitoral do clube no que respeita à convocatória, à apresentação de listas, ao prazo para a campanha eleitoral e ao prazo para a afixação dos cadernos eleitorais”.
Batista Jerónimo considera que processo eleitoral foi “um assalto ao GDB”.
“Este processo teve tantas irregularidades, tantas ilegalidades e até pode haver crimes que não podíamos parar agora o processo. Não sabemos ainda as motivações. Há quem diga que são políticas e há quem diga que são financeiras”.
No centro da polémica está a entrada de cerca de 500 novos sócios. Para Batista Jerónimo o processo não cumpriu os estatutos do clube.
“Tudo começa com um despejar de papéis em cima de uma mesa, não eram propostas eram papéis que não estavam assinados nem preenchidos que fizeram à última hora. O artigo 18 diz claramente que tem que ir a reunião da direção para ser aprovados, mas isso não garante que ficam com direitos efectivos. Nós temos seis pareceres e todos estão de acordo. Essas pessoas não são sócios, não sendo sócios não podem votar e não podendo votar não podem estar no caderno eleitoral”.
Para o candidato da lista A não foram os sócios que decidiram as eleições mas sim os votantes.
“Depois de entrarem aqueles 500 votos e analisando as votações por mesas, a mesa um e a mesa dois eram dos sócios efectivos e ganhamos com um terço dos votos já na mesa três que estavam os tais inscritos tivemos 42 votos contra 301. Ou seja, os sócios estão com a lista A e os votantes deram a vitória à lista B.
Batista Jerónimo aguarda ainda por uma resposta da assembleia geral do clube às reclamações apresentadas numa carta aberta dias antes das eleições, depois de já ter alertado a Comissão Eleitoral para a alegada existência de irregularidades e ilegalidades no processo eleitoral. Entretanto, Batista Jerónimo já fez saber que vai avançar com uma queixa no Ministério Público contra os órgãos sociais do Grupo Desportivo de Bragança.
Recordamos que as eleições do GDB realizaram-se na passada quinta-feira com vitória para Milton Roque, da lista B, com 421 votos contra os 279 de Batista Jerónimo.

Escrito por Brigantia
Susana Madureira

Sem comentários:

Enviar um comentário