Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 27 de maio de 2018

A regionalização e descentralização vai chegar aos municípios trasmontanos?

De um modo geral, os municípios trasmontamos e da região Norte são tão ou mais centralizadores que o poder central.
Há falta de empenho em promovermos o que é nosso.
Bragança, por exemplo, parece-me uma boa excepção. Venha alguém de fora, até com um diploma falso ou com um currículo de trinta e um de boca e será um senhor pelas nossas terras. E se fizer promessas, e não mais que promessas, tanto melhor.
Lembro-me de há uns vinte anos atrás ter vindo para Mirandela um «Engenheiro», que também se dedicava ao futebol, e não teria mais que o actual nono ano e chegou a ter passadeira vermelha. Até o Governador Civil lhe dava deferência.
Por exemplo, Mirandela tem tido filhos da terra com talento na escrita e nas artes, tais como, Luciano Cordeiro, Padre Ernesto Sales, Teixeira Lopes, Eurico Carrapatoso, Nuno Nozelos, Ernesto Rodrigues e outros. Até temos um Capitão de Abril, Coronel Jorge Golias. Vem para o caso a talho de fouce, saber que a Biblioteca Municipal terá oferecido livros para comemorar o 25 de Abril/2018. Os livros que ofereceu pode nem ser nenhum de autores do concelho ou da região. Na Galiza estariam a promover os deles. 
Ao menos, na Feira do Livro de 2018, não se esqueçam de chamar os agentes culturais locais e regionais e as livrarias da região e que promovam a nossa gente. 
A Livraria Traga-Mundos, de Vila Real, é a maior promotora dos autores da região. «Obriguem» as escolas a conhecer os nossos autores e artistas. Basta promover um de cada vez. A regionalização começa por nós e não de Lisboa. Lisboa vai dar algumas condições mas isso só é curto, muito curto.

Jorge Lage
in:atelier.arteazul.net

Sem comentários:

Enviar um comentário