Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Mirandela acolheu III Seminário de Intercâmbio de Experiências no âmbito da educação do Eixo Atlântico

Mirandela está a colocar-se no mapa e na linha da frente ao estar politicamente a participar de forma mais activa no Eixo Atlântico.
Quem o diz é Xoán Marquéz Mao, o secretário-geral desta entidade sem fins lucrativos que se dedica a apoiar iniciativas que fomentem a cooperação transfronteiriça. Foi sob esta perspectiva que o terceiro seminário de intercâmbio de experiências no âmbito da educação aconteceu aqui. Esta reunião tem acolhido a partilha de experiências transfronteiriças que continua a ser uma forte aposta dos municípios do eixo atlântico, que envolve 34 vilas e cidades dos dois lados da fronteira. 

O secretário-geral falou ainda da aposta no interior como uma necessidade fulcral e disse que é preciso que se crie uma preparação para a mudança e para novos fundos na área da investigação, da inovação e do ambiente. "Esta é uma das zonas mais ricas em matéria ambiental e por precisa de apoio para manter essa qualidade. O trabalho que faz o eixo é de alguma forma um trabalho de aproximação mas as câmaras também têm que preparar-se e abrir a mente, saber que há fundos para outras áreas que não as tradicionais e preparar assim as suas estruturas para captar os seus fundos", explicou.

Presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Júlia Rodrigues diz que esta é uma parceria estratégica sob a perspectiva dos planos políticos que quer implementar no concelho e que é uma forma de melhorar os serviços de cultura e educação. "O facto de nós termos boa qualidade de ensino, podermos fixar jovens e a nossa prioridade absoluta ser o emprego, obriga-nos a ter bons índices de sucesso escolar, boas instalações escolares e espaços culturais para que as nossas crianças possam usufruir das mesmas condições que os jovens do litoral", disse a autarca.

Diretor da Agência Erasmus Mais Juventude em Acção, Luís Alves, diz que os munícipios são cada vez mais espaços importantes para o desenvolvimento de políticas de juventude e que têm assim recorrido a este programa de forma mais activa. "Hoje as câmaras municipais recorrem já a este programa para o desenvolvimento das suas iniciativas, como intercâmbios de jovens, acolhimento e envio de voluntários para outros países, mas também o diálogo estruturado que procura envolver os jovens nas tomadas de decisão do seu munícipio", explicou Luís Alves.

No dia 15 de junho Mirandela recebe ainda a comissão executiva do Eixo Atlântico.

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário