Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Festival Literário de Bragança encerra com um balanço positivo

Chegou ao fim a quarta edição do Festival Literário de Bragança. Durante oito dias, o festival contou com a apresentação de livros, workshops, e actividades com escritores, jornalistas, cientistas e artistas plásticos num programa que se estendeu a espaços como os agrupamentos de escolas da cidade.
A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Bragança, Fernanda Silva, faz um balanço positivo desta edição, e destaca duas iniciativas que poderão ser o mote para o próximo ano: “em primeiro lugar, a mobilização de diferentes literacias e de diferentes linguagens para comunicarmos a percepção do mundo” disse a vereadora da Cultura da câmara municipal de Bragança, Fernanda Silva.

Com mais de uma dezena de escritores transmontanos que integraram este ano o festival, a IV edição da iniciativa terminou com a apresentação da colectânea "Gentes e Lugares - Contos e Contas de Autores Transmontanos" e com a exposição do livro "Musicações de um Andarilho" de Roberto Chichorro. Sobre esta edição, Fernanda Silva destaca a maior participação por parte do público mais jovem: “estiveram jovens do primeiro dia, até ao último, nas sessões «À conversa com o escritor” acrescentou Fernanda Silva.

Atenta também ao interesse dos mais jovens para com o festival esteve a presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes, Maria Assunção Morais, que enalteceu a importância de se criar proximidade entre os escritores e este público:“é muito importante a proximidade dos escritores ao público jovem. As iniciativas de levar os escritores às escolas são de relevância máxima” enaltece Maria Assunção Morais, a presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes.

No próximo ano, segundo o que apontou Fernanda Silva, o festival trará as inovações que apresentou este ano e pretende-se que sejam introduzidas outras linguagens como a música e o teatro.

Escrito por Brigantia
Foto: Festival Literário de Bragança
Carina Alves


Sem comentários:

Enviar um comentário