Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 26 de maio de 2018

Careto Air Show regressa com a promessa de rasgar o azul dos céus

Dez mil pessoas e mais de 130 aeronaves, das quais 40 combateram nas Grandes Guerras Mundiais, previstas no Aeródromo Municipal de Bragança para a terceira edição do Careto Air Show que se espera que seja a melhor de sempre.
Decorreu na manhã de terça-feira, dia 22 de maio, a Conferência de Imprensa para apresentação do Careto Air Show Vintage 2018.

De acordo com a direção do Aero Clube de Bragança (ACB), encabeçada por Nuno Fernandes, são esperadas cerca de dez mil pessoas no Aeródromo Municipal de Bragança, onde poderão contemplar entre 130 a 150 aeronaves a sobrevoarem a capital nordestina nos dias 7 e 8 de julho, entre as quais 30 a 40 antigas, que estiveram ao serviço nas duas Grandes Guerras Mundiais. E motivos não faltam aos aficionados dos ares, aos visitantes nacionais e estrangeiros e, sobretudo, aos brigantinos para se associarem a esta “celebração do passado” no primeiro fim de semana de julho. Espetáculos de acrobacias e demonstrações aéreas, caretos paraquedistas em maior número do que no ano transato, aeromodelismo e batismos de voo são atrativos de peso que prometem encher de cor, movimento, animação e alegria, não só os céus nordestinos como, também, todos aqueles que fiquem em terra.

De sublinhar que a vertente solidária volta a ter um papel preponderante, tendo o ACB, entidade responsável pela organização do evento, decidido apoiar, nesta terceira edição, a “Obra Kolping”. Aliás, foi nas instalações desta instituição que decorreu a conferência de imprensa de apresentação do festival à comunicação social. O cariz solidário irá manifestar-se através da oferta de batismos de voo a crianças e adolescentes da instituição, a reclusos do Estabelecimento Prisional de Bragança e a um habitante de cada uma das 39 Uniões de Freguesias e Juntas de Freguesia do concelho brigantino que, de outra forma, não teriam a possibilidade de voar.

“Temos desenvolvido uma parceria de sucesso e a prova está no Careto Air Show que, de edição para edição, cresce e atrai mais e mais pessoas a Bragança”, frisou o presidente da Câmara Municipal de Bragança, entidade que contribuiu para a organização do festival com um montante de 11500 euros, para além de todo o apoio logístico necessário.

Depois do sucesso das duas primeiras edições, o festival aéreo mais emblemático de Trás-os-Montes regressa a 7 e 8 de julho ao Aeródromo Municipal de Bragança.

“O município tem apoiado de forma substancial esta iniciativa, recordo que, nos últimos três anos, sensivelmente, quase que duplicámos o apoio que era concedido, também, numa perspetiva de crescimento do festival e isso tem acontecido, pois tem havido mais gente a visitar o evento e uma maior participação de aeronaves”, asseverou Hernâni Dias que, para além de caraterizar o Careto Air Show como “importante”, promete continuar a apoiar este evento, numa perspetiva clara de “promoção do território e de desenvolvimento económico”.

Já o presidente da direção do ACB, revela uma ambição desmedida, no melhor sentido, claro, isto porque pretende fazer com que o careto Air Show cresça cada vez além-fronteiras, divulgando que já há associações francesas inscritas nesta terceira edição, mas a meta é a Europa na sua plenitude.

Nuno Fernandes, anuncia, ainda, que serão muitos os expositores presentes, haverá simuladores de voo e a tentativa de fazer “recriações militares do antigamente” com a simulação de uma batalha aérea. E as famílias não foram esquecidas, já que as crianças poderão contar com um parque infantil.

Num apelo à memória, em jeito de viagem ao passado, carros, motas e aviões antigos serão os grandes protagonistas de um evento que promete ser uma “grande festa”.

Outra das novidades, será o Road In Careto Air Show, com motas e carros antigos e clássicos a associarem-se a esta iniciativa. “Desta vez quisemos chamar o passado, tudo o que é clássicos e antigos e, então, decidimos envolver duas instituições da cidade, o NAC (Nordeste Automóvel Clube) e o Bragança Gentleman`s Riders com o intuito de trazerem motas e carros antigos ao nosso evento”, divulgou o dirigente brigantino, acrescentando que, para além do Road In haverá, também, o Fly In Careto Air Show. “São aviões antigos e não antigos que vêm ao evento e é com isso tudo que nós vamos fazer a nossa grande festa”, antecipou Nuno Fernandes. 

Quanto à vertente solidária, o responsável que tem vindo a imprimir toda uma nova dinâmica ao clube a que preside, desde o dia 30 de setembro de 2016, promete com o valor angariado tentar remodelar o refeitório da instituição escolhida, a “obra Kolping”. “Desde a primeira edição que nós tivemos sempre esse objetivo, de levar connosco algumas instituições de solidariedade social e, desta vez, escolhemos a Obra Kolping, por ser uma instituição que acolhe crianças de famílias carenciadas e disfuncionais”, concluiu Nuno Fernandes, consciente da relevância destas instituições para a sociedade e do trabalho meritório que desenvolvem, em particular, das que lidam com crianças em situações complexas e delicadas.

(Fotografia principal cedida por Paulo Barreira)
Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário