Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Adesão dos enfermeiros à greve, em Bragança ronda os 76%

Enfermeiros em greve até às 24 horas de hoje.
O sindicato dos Enfermeiros Portugueses reivindicou hoje uma adesão extremamente elevada à greve de nacional de hoje que convocou, apontando números entre os 70 e 90% em várias unidades de saúde. Na Unidade Hospitalar de Bragança, a adesão é de 76 por cento no turno da manhã. O principal efeito da paralisação fez-se sentir no bloco operatório. Aqui todos os enfermeiros aderiram à greve o que fez com que as 4 cirurgias de urologia programadas fossem adiadas, apenas se realizaram as cirurgias de urgência, com recurso aos serviços mínimos.

Exigem a contratação de mais profissionais para compensar a passagem do regime de 40 para 35 horas semanais a partir de domingo. Guadalupe Simões, presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses diz que o Governo se comprometeu a reforçar o quadro durante os primeiros seis meses deste ano e tal ainda não aconteceu:

“A poucos dias da entrada em vigor desse regime normal de trabalho o que é verdade é que, ainda não há autorizações da parte do governo que essas actualizações possam vir a acontecer”, disse a presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Segundo as contas do sindicato são necessários mais cerca de dois mil enfermeiros para compensar a redução de horas destes profissionais e para manter tudo a funcionar.

Se não houver novidades até 1 de Julho, Guadalupe Simões prevê complicações nos serviços: 

“Estamos a falar de profissionais sem qualquer período de integração, que são várias. Não temos a noção se o Ministério da Saúde e o Governo vai permitir e autorizar todas as contratações reportadas das instituições em Outubro do ano passado. E portanto, é uma incógnita o que se vai passar na próxima semana e é bom recordar que estamos em período de férias com todas as consequências que daí podem advir”, referiu   Guadalupe Simões.

Enfermeiros em greve até às 24 horas de hoje para exigir a contratação de mais enfermeiros.

Escrito por Radio Ansiães & Rádio Brigantia 
Foto: Sindicato dos Enfermeiros Portugueses 

Sem comentários:

Enviar um comentário