No fim-de-semana, teve lugar o Freixo Festival Internacional Literário, na vila transmontana de Freixo de Espada à Cinta. Um festival que reuniu nomes como Luís Osório, Bernardo Carvalho, Isabel Lucas, mas deu especial destaque a Nuno Júdice, laureado este ano com o prémio Guerra Junqueiro.
O Prémio Guerra Junqueiro, nesta segunda edição do festival foi entregue ao poeta, que destaca que esta é uma prova que a literatura está viva. “Quando recebemos um prémio é a obra que o alcança porque é ela que dialoga com os leitores e não propriamente a minha pessoa. Esta é uma prova que a literatura está viva porque um poeta que fica apenas nas histórias literárias e nas bibliotecas não vive e portanto são acontecimentos como este e voltar a falar nestes autores e fazer com que eles não sejam esquecidos. Se não houver essa dinâmica por parte das instituições, faz com que não tenham repercussão”, afirmou. Nuno Júdice poeta e ficcionista tem uma vasta obra e este é o segundo prémio que recebe em 2018, depois de em Março ter sido galardoado com o Prémio Rosália de Castro, do Centro PEN da Galiza.
O festival criou o Prémio Guerra Junqueiro no Brasil com um carácter transfronteiriço e transoceânico da lusofonia, num festival literário em Juazeiro do Norte, Ceará.
“Eu não consigo dar o contorno perfeito da atribuição do prémio no Brasil. Mas vai ser em Julho do próximo ano, posterior à terceira edição do FFIL”, disse Renato Fernandes, secretário da cultura de Juazeiro do Norte.
Para a presidente de Câmara de Freixo de Espada à Cinta, Maria do Céu Quintas, o Prémio Guerra Junqueiro no Brasil “é um exemplo claro da grandeza do poeta Guerra Junqueiro”.
“Significa algo muito bom para nós. Coloca a vila transmontana fora das nossas portas, Freixo é pequenino mas se calhar é muito grande”, afirmou.
Uma feira do livro, encontro com escritores, debates e conferências., foram algumas das actividades contempladas durante o festival.
Escrito por Brigantia
Maria João Canadas
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário