Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de junho de 2018

FFIL vai atribuir no próximo ano dois prémios Guerra Junqueiro, em Portugal e no Brasil

No fim-de-semana, teve lugar o Freixo Festival Internacional Literário, na vila transmontana de Freixo de Espada à Cinta. Um festival que reuniu nomes como Luís Osório, Bernardo Carvalho, Isabel Lucas, mas deu especial destaque a Nuno Júdice, laureado este ano com o prémio Guerra Junqueiro.
O Prémio Guerra Junqueiro, nesta segunda edição do festival foi entregue ao poeta, que destaca que esta é uma prova que a literatura está viva. “Quando recebemos um prémio é a obra que o alcança porque é ela que dialoga com os leitores e não propriamente a minha pessoa. Esta é uma prova que a literatura está viva porque um poeta que fica apenas nas histórias literárias e nas bibliotecas não vive e portanto são acontecimentos como este e voltar a falar nestes autores e fazer com que eles não sejam esquecidos. Se não houver essa dinâmica por parte das instituições, faz com que não tenham repercussão”, afirmou. Nuno Júdice poeta e ficcionista tem uma vasta obra e este é o segundo prémio que recebe em 2018, depois de em Março ter sido galardoado com o Prémio Rosália de Castro, do Centro PEN da Galiza.

O festival criou o Prémio Guerra Junqueiro no Brasil com um carácter transfronteiriço e transoceânico da lusofonia, num festival literário em Juazeiro do Norte, Ceará.

“Eu não consigo dar o contorno perfeito da atribuição do prémio no Brasil. Mas vai ser em Julho do próximo ano, posterior à terceira edição do FFIL”, disse Renato Fernandes, secretário da cultura de Juazeiro do Norte.

Para a presidente de Câmara de Freixo de Espada à Cinta, Maria do Céu Quintas, o Prémio Guerra Junqueiro no Brasil “é um exemplo claro da grandeza do poeta Guerra Junqueiro”.

“Significa algo muito bom para nós. Coloca a vila transmontana fora das nossas portas, Freixo é pequenino mas se calhar é muito grande”, afirmou.

Uma feira do livro, encontro com escritores, debates e conferências., foram algumas das actividades contempladas durante o festival. 

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário