Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Moncorvo investe 170 ME em iluminação pública de tecnologia LED com telegestão

A Câmara de Torre de Moncorvo, distrito de Bragança, vai investir cerca de 170 mil euros na substituição de 804 pontos de iluminação pública por tecnologia LED e telegestão, revelou hoje à Lusa o presidente da autarquia.
"No concelho há um parque instalado com cerca de 5.300 luminárias [iluminações] convencionais. Com a substituição de 804 começamos a ter ganhos em eficiência, já que há incidência sobre os equipamentos com maior potência instalada e assim contribuímos para a redução de energias poluentes", disse o autarca, Nuno Gonçalves.

O projeto tem como objetivo reduzir o consumo de energia elétrica na rede pública, obtendo assim uma redução de 70% no consumo de energia nas luminárias intervencionadas.

A iniciativa pretende ainda melhorar a qualidade da iluminação nos espaços públicos, já que as novas lâmpadas têm uma temperatura de "neutra, semelhante à luz do dia", tornando-se "menos agressivas ao olho humano".

Já a aplicação de sistema de telegestão vai permitir programar a regulação da iluminação durante o período noturno, de uma forma simples e acessível.

O projeto de instalação das luminárias é financiado em 85% pelo Programa Operacional de Valorização do Território (POVT).

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário