Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de julho de 2018

IPB proporciona dupla diplomação a alunos estrangeiros

Começou ontem e acaba amanhã a Escola de Verão e Simpósio de Dupla Diplomação no Instituto Politécnico de Bragança, um projecto que junta o politécnico e várias instituições de ensino superior estrangeiras para a mobilidade internacional de estudantes.
Este ano estão quase 150 alunos em processo de dupla diplomação, desses quase 90 estão a participar neste simpósio. Conforme explica o vice-presidente do politécnico, Luís Pais, o objectivo é que os alunos apresentem as teses de mestrado que fizeram ao longo do ano.

“A tese de mestrado é sempre feita num regime de co-orientação, com a participação de um investigador nosso e um orientador da instituição de origem do aluno. De forma, a que o aluno seja um elemento de comunicação, entre os interesses das duas instituições, conduzindo a projectos muito mais maduros de cooperação, em investigação conjunta, que é no fundo o objectivo da dupla diplomação” disse Luís Pais.

A dupla diplomação passa pela obtenção de um segundo diploma a partir do politécnico. Além do enriquecimento curricular, em termos práticos, considerando que o aluno quer desenvolver a sua profissão fora do país, quer em Portugal quer restante contexto europeu, este diploma abre mais facilmente essa possibilidade. Vindas do Brasil, Maria Gabriela e Samara Silva estão no IPB há um ano, estão envolvidas no processo de dupla diplomação e falam das mais-valias em ter este diploma.

“No meu caso, vim do Brasil com a licenciatura completa, fiz a dissertação aqui que equivale como TTC lá, que é o trabalho de conclusão de curso. Nós temos dois diplomas, um da licenciatura e outro do mestrado”, disse Maria Gabriela.

“Para mim é uma oportunidade incrível que o IPB nos proporciona junto da minha universidade, porque agrega muito valor para nós, principalmente lá a que se junta à experiência internacional que temos com o IPB, que na minha opinião é incrível” sustentou, Samara Silva.

A plataforma de dupla diplomação já envolveu 11 países parceiros, de fora da união europeia, 22 instituições de ensino superior, 351 estudantes e 158 professores. Diversas publicações em revistas indexadas e conferências internacionais com co-autoria são o resultado dos trabalhos feitos por estes alunos do politécnico.

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário