Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de julho de 2018

JSD apresenta proposta para o ensino secundário em Freixo de Espada à Cinta e Vimioso

A JSD Distrital de Bragança apresentou, numa reunião, na Assembleia da República uma proposta reivindicativa para a alteração de legislação relativa ao número mínimo de alunos para a abertura de uma turma, para que o ensino secundário regresse aos concelhos de Freixo de Espada à Cinta e Vimioso.
O presidente da JSD de Bragança, Paulo Afonso, defende “que tem de ser tratado de forma diferente o que é diferente”.

“A nossa proposta surge em consequência de uma medida do concelho nacional de educação e de um próprio estudo encomendado pelo governo no ano passado que recomenda a redução do número de alunos por turma para que haja benefício pedagógico e do sucesso escolar dos alunos. Nesse sentido, entendemos deve ser tratado de forma diferente o que é diferente e que nestes concelhos possam ser verificados pré-requisitos, como as instalações, recursos humanos e financeiros, de forma abrir uma turma com um número inferior ao que está estabelecido legalmente”, destacou Paulo Afonso.

E acrescenta “que o Estado não está a cumprir a constituição, no sentido que não permite o direito à igualdade, oportunidade de acesso e de êxito escolar. Está a falhar na criação da rede escolar.

“O Estado não está a cumprir com a constituição, no sentido que não permite o direito à igualdade de oportunidades de acesso e de êxito escolar. Está a falhar na criação da rede escolar. São 300 estudantes, de Vimioso e Freixo de Espada à Cinta, que são obrigados a sair de casa, do seu contexto social e familiar para prosseguirem os estudos e concluírem a escolaridade obrigatória” disse o presidente da JSD distrital de Bragança.

São 300 estudantes, de Vimioso e Freixo de Espada à Cinta, que são obrigados a sair de casa, do seu contexto social e familiar para prosseguirem os estudos e concluir a escolaridade obrigatória. 

“Esta análise que fizemos dá conta de um efeito negativo em 300 jovens, em idade escolar obrigatória. Os alunos saem muito prejudicados devido à necessidade de deslocação diária ou à permanência semanal fora do seu território de nascença ou onde têm o agregado familiar e o seu contexto social” frisou Paulo Afonso.  

A proposta foi apresentada, na Assembleia da República, aos deputados e coordenadores do grupo parlamentar do PSD na comissão de Educação e Ciência e na comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

O número de alunos por turma exigido para a abertura de turmas, nos concelhos de Freixo de Espada à Cinta e Vimioso deveria ser outro, não o actual número de 26 alunos, para que “haja benefício escolar dos alunos” e “aumento da sua qualidade de vida”. 

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário