Desenho a tinta da china de certa expressividade e elegância formal e decorativa conseguida por acentuados contrastes entre o negro e o branco.
Denota-se também uma inusitada ingenuidade de composição e grafismo. No qual está representada uma alegoria à Europa.
Ao centro da composição vê-se a figura da Europa reclinada sobre um touro envoltos num cordão de flores (rosas). A Europa é uma figura jovem de cabelos longos ondulados e está de olhos fechados. O touro é um animal robusto e possante. A rodear estas figuras estão várias alegorias à civilização ocidental: no canto superior esquerdo é visível um templo com frontão triangular e seis colunas lisas; por debaixo do templo está uma grega; no canto superior direito vê-se uma cruz latina envolta por raios de luz; na parte inferior da composição, no centro está representada uma esfera armilar sobreposta sobre uma grega; no canto inferior esquerdo encontra-se uma lua em quarto minguante e o sol no canto inferior direito.
(Fonte: MatrizNet)
Visite e contemple ao vivo esta obra entre muitas deste Autor no Museu do Abade de Baçal
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário