Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Milhares invadiram Cidões à procura de sorte na entrada da estação escura

Mais de 4000 pessoas passaram este sábado por Cidões, uma pequena aldeia do concelho de Vinhas que ao longo do ano tem menos de 20 habitantes, mas que na noite da Festa da Cabra e do Canhoto fica a rebentar pelas costuras.
A curiosidade pela recriação dos rituais celtas é um dos motivos que leva pessoas de várias localidades a visitar Cidões. “É a primeira vez, já há uns anos que se ouve falar nesta festa, mas eu nunca tinha cá estado, estou a achar giro, é uma festa diferente”, contou um dos visitantes.

As pessoas da aldeia ajudam a preparar a festa, para cumprir a tradição que recordam de outros tempos. “Há 30 anos que sou o cozinheiro, dia 31 temperámo-la, depois cozinhamos em potes de ferro, nesta altura tem de se comer a cabra, porque é o dia das bruxas”, conta o cozinheiro que com alguns ajudantes preparou 17 cabras para alimentar os visitantes e dar-lhes sorte.

Segundo Luís Castanheira, da Associação Raízes de Cidões, que organiza a iniciativa de uma noite das bruxas mais tradicional que abre o ciclo das festas de inverno na região continua fazer muito sucesso. “Este ano foi um dos anos com mais gente, não temos senhas de entrada, não conseguimos nunca contabilizar todos os que entram, mas sabemos que é muita gente. Porque é uma aldeia pequena, com 18 moradores, que junta aqui 4 a 5 mil visitantes”, conta.

Cidões encheu-se para, por mais um ano, celebrar a Festa da Cabra e do Canhoto. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário