Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 20 de janeiro de 2019

Autarquia alfandeguense adquire "Lagar D’El Rei"

Imóvel com interesse patrimonial devido à sua história e localização, será reconvertido num espaço museológico dedicado à gastronomia e à promoção dos produtos locais, após vários intentos de aquisição por parte de inúmeros executivos anteriores.
A Câmara Municipal de Alfândega da Fé assinou na quarta-feira, dia 16 de janeiro, a escritura do edifício conhecido como Lagar D’el Rei. Um imóvel situado no centro da vila e em visível estado de degradação, mas com interesse patrimonial devido à sua história e localização. Após intenção de aquisição por parte de vários executivos anteriores, a autarquia alfandeguense, presidida por Berta Nunes, conseguiu chegar a um acordo com o proprietário para a aquisição do edifício.

A infraestrutura, que foi administrada pelos Marqueses de Távora e que tinha, durante o Antigo Regime, a função de recolher toda a azeitona produzida nos olivais do concelho que fossem direito do Rei, será reconvertida num espaço dedicado à gastronomia e à promoção dos produtos endógenos. De destacar que, no interior do edifício, ainda se conservam os antigos engenhos de produção de azeite que, agora, farão parte do espólio museológico da autarquia.

O Lagar D’el Rei será, assim, requalificado e convertido num espaço museológico, que preservará a memória histórica do edifício, possuindo, simultaneamente, uma vertente ligada à promoção gastronómica do concelho e dos produtos locais.

De acordo com a autarquia, a requalificação do edifício será, ainda, candidatada ao Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, conhecido como PROVERE, “como um dos projetos âncora da Rota da Terra Quente, prevendo-se um investimento de mais de 600 mil euros”.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário