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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Feira do Fumeiro de Montalegre gera 5,7 milhões de euros para a região

As mais de 50 mil pessoas que passaram pela 28ª edição da Feira do Fumeiro, das quais mais de 43% a estrearem-se no evento, contribuíram para uma receita na ordem dos 5,7 milhões de euros para a região.

27 de janeiro de 2019 – A 28ª edição da Feira do Fumeiro de Montalegre, que se realizou entre os dias 24 e 27 de janeiro, ficou marcada por um aumento do número de novos visitantes. Entre as 50 mil pessoas que passaram pelo evento durante 4 dias, cerca de 43% confirmaram que esta foi a primeira vez no certame. 

No total, contribuíram para uma receita de cerca de 5,7 milhões euros para a região. Só no recinto da feira foram contabilizados cerca de 3,1 milhões de euros de volume de negócios, com 82% dos visitantes a gastarem em produtos do fumeiro uma média de 92,14€ por cada dia, valores acima dos registados em 2018. 

Destaca-se que cerca de 86% dos visitantes afirmaram residir fora do concelho de Montalegre, dos quais 5% residem no estrangeiro, e a grande maioria (92%) confirmaram que se deslocaram propositadamente para visitar a Feira do Fumeiro. Para aproveitar a visita, 9% optaram por pernoitar na região, com uma estadia média de 2 noites. Os tipos de alojamento mais escolhidos foram o hotel e o turismo rural. 

No que diz respeito à avaliação da marca “Fumeiro de Montalegre” os visitantes foram unânimes na satisfação global, classificando-a com 4,5 (escala de 1 a 5). Entre os principais critérios estão a confiança transmitida pela marca (4,4), a satisfação das expectativas (4,4) e a relação qualidade preço (4,3). 

Os principais fatores de atração identificados foram a qualidade do fumeiro e a vontade de conhecer e provar os produtos típicos da região. O passa palavra (75%), a televisão, a rádio e as redes sociais (21%) foram os meios de divulgação mais influentes. 

Os produtos mais procurados e comprados foram a alheira (47%), o presunto (39%), a chouriça de carne (35%) e o salpicão (31%). Em cada um destes produtos os visitantes procuraram a qualidade (4,6), relação qualidade preço (4,5) e a origem (4,4), numa escala de 1 a 5. 

Para os visitantes, a Feira do Fumeiro de Montalegre é um importante contributo para o impacto económico para os produtores e comércio local (4,7), para potenciar a imagem, o património e a reputação do concelho (4,7) e para divulgar os produtos regionais (4,6), numa escala de 1 a 5. 

Por último, quando questionados sobre a vontade de ver os produtos com a marca “Fumeiro de Montalegre” à venda em lojas pelo país, 61% responderam afirmativamente. 

Os dados foram apresentados pelo Núcleo de Investigação do ISAG - European Business School (NIDISAG), entidade escolhida pela Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã para conduzir o Estudo de avaliação da marca “Fumeiro de Montalegre” e medição do impacto económico no território. 

Sobre o estudo de avaliação da marca “Fumeiro de Montalegre” e medição do impacto económico no território:
Estes dados divulgados resultam de uma parceria entre o ISAG – European Business School e a Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã. Em termos gerais, nos estudos, realiza-se a caraterização sociodemográfica e o perfil do visitante do evento, avalia-se o impacto direto do evento no concelho de Montalegre (no alojamento, nas deslocações, nas compras/presentes, na feira e nas atividades complementares), o impacto induzido (considerando os gastos na compra de produtos), e identificam-se os principais fatores de satisfação. Analisam-se também os principais meios de divulgação do evento, o grau de socialização dos visitantes e descreve-se o público que revelou a intenção de voltar na próxima edição.

Sobre o ISAG – European Business School
O ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, também designado ISAG – European Business School, é uma instituição de ensino superior politécnico particular, criada em outubro de 1979, e localizada na cidade do Porto. A sua missão centra-se na preparação dos estudantes para o exercício de atividades profissionais altamente qualificadas, fornecendo uma formação técnica, científica e cultural de nível superior nas áreas das Ciências Empresariais, do Turismo, da Gestão Hoteleira e das Línguas Aplicadas.

Com a constante preocupação de responder às necessidades do mercado empresarial nacional e internacional, o ISAG – European Business School foi pioneiro no desenvolvimento de oferta formativa de nível superior. Atualmente, ministra 4 licenciaturas (Gestão de Empresas, Gestão Hoteleira, Relações Empresariais e Turismo), 2 mestrados (Gestão de Empresas e Direção Comercial e Marketing) e 5 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (Restauração e Bebidas, Contabilidade e Fiscalidade, Desenvolvimento de Produtos Turísticos, Gestão de Redes Sociais, e Gestão e Comércio Internacional). Atua ainda na área da formação executiva, desenvolvendo programas de MBA, Pós-Graduação, Cursos de Especialização e Formação In-Company.

A excelência da formação superior do ISAG – European Business School assenta numa equipa de docentes e profissionais altamente qualificados, que alia a elevada formação académica à competência empresarial, mas também na vocação internacional, que confere uma dimensão global à experiência de aprendizagem dos estudantes.

in.noticiasdonordeste.pt

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