Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

IPB assinalou 36 anos com objectivo de marcar a dianteira na inovação formativa

O politécnico de Bragança assinalou ontem o “Dia do Instituto”. Em tarde de cerimónia, o ex-presidente da academia e agora actual secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, adiantou que, a nível nacional, se perspectiva uma quase duplicação no alojamento para os alunos e que está a ser estudada a realidade do ensino superior português para reajustar as vagas para o interior.
“Está prestes a ser publicado um decreto-lei em que é perspectivada a duplicação de camas, com a disponibilização de cerca de mais 12 mil, para dar maior resposta a nível de alojamento, em todo o país”, referiu.

Sobrinho Teixeira, depois de 12 anos como presidente da instituição, foi o homenageado neste “Dia do Instituto” e, além de assumir que o IPB é um exemplo de perseverança, destacou a tolerância de uma academia e uma cidade que acolhe alunos de 70 nacionalidades diferentes.

O presidente do politécnico, Orlando Rodrigues, sublinha o crescimento do instituto, e afirma que agora “é necessário pôr este potencial ao serviço da região criando uma instituição que vai marcar a dianteira na inovação formativa” e na maneira como formará profissionais com competências mais sólidas. A produção científica “está a aumentar significativamente”, e a instituição, que conta com mais de oito mil alunos, está em “tempos de mudança”, afirmou assumindo que, no futuro, “se pretende pôr este potencial ao serviço da região” e para isso será preciso “cooperar mais com as empresas” para induzir na economia “inovação e desenvolvimento regional”.

A medalha de honra a entidade internacional foi este ano atribuída ao Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul, em Angola. Presença angolana foi também a do poeta e escritor Ondjaki que deixou emoção e falou da tolerância na oração de sapiência que trouxe à cerimónia. A medalha de honra a entidade nacional e a título póstumo foi atribuída a Amadeu Ferreira e entregue aos filhos e irmãos do defensor da cultura transmontana, em particular da língua mirandesa, que foi membro do conselho geral da instituição. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário