Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 20 de janeiro de 2019

Entrevista com António Carneiro presidente da Associação de Caretos de Podence

O Entrudo Chocalheiro de Podence, a milenar tradição dos Caretos, esta em vias de ser reconhecida como Património Imaterial de Humanidade pela Unesco, organismo das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.

"É um anseio e um objetivo dos Caretos e da comunidade de Podence, que tem lutado nos últimos anos para que este reconhecimento seja alcançado, uma alegria e um orgulho para todos os seguidores e admiradores destas figuras sedutoras do Nordeste Transmontano".

Os coloridos e endiabrados Caretos de Podence, que com os e seus farfalhudos fatos de mantas, máscaras artesanais de lata e cabedal, chocalhos à cintura e um pau para amparar as tropelias, são conhecidos pelas manifestações ruidosas no Carnaval, que caracterizam o Entrudo Chocalheiro

Uma aldeia com cerca de 180 habitantes em permanência, mas que neste período mágico, chama a si todos os filhos de terra espalhados pelo mundo e que regressam para participar nestas festividades, chegando a ser mais de 400 emigrantes a dar colorido e bem receber os milhares de curiosos portugueses e estrangeiros que visitam a aldeia nestes 4 dias.

Em toda a região de Trás-os-Montes há Caretos, todavia os de Podence distinguem-se dos restantes pelo chocalho, daí o nome da festa ser "Entrudo Chocalheiro", aquela que encerra as festas de inverno no Nordeste Transmontano e que é apontada como "o mais genuíno carnaval português", sem samba, ao ritmo da tradição.

Neste ano e tal como prometemos, vamos acompanhar todas as actividades do Caretos até à decisão final.  Para começar bem este percurso a caminho da Unesco, decidimos fazer uma entrevista a António Carneiro, o presidente da Associação de Caretos, aquele que é o rosto e a formiga por de trás de todo um trabalho que se iniciou anos atrás, mas que é sobretudo um trabalho colectivo das gentes de Podence, que nunca deixaram morrer uma tradição que enche de orgulhos todos, transmontanos e no fim do ano, todos os Portugueses.




António Pereira
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário