Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

NOS REIS OS CARETOS FAZEM AS FESTAS

Olá familiazinha! Como estão os melhores leitores do mundo?

Já passou uma semana do ano que ainda cheira a novo. Estamos a ambientar-nos a este 2019 e a nossa família continua de vento-em-pôpa, porque no programa do último dia de 2018 batemos novamente o record, com 39 participações, em duas horas. No dia seguinte, no primeiro programa de 2019, conseguimos a proeza de 71 participações, num programa de quatro horas. Nesta primeira semana do ano, já temos cerca de 250 participações efectuadas e nove apresentações à família. Isto significa que a nossa gente está com muita energia positiva para enfrentar o novo ano.

Pessoalmente, na minha vida, os anos terminados em nove têm sido os mais surpreendentes e espero que 2019 continue a sê-lo, até porque este ano festejamos os 30 anos de existência da Família do Tio João e, por isso, as minhas espectativas são grandes. O lema para este ano vai ser “à nossa família ninguém a move, queremos conquistar o seu coração em 2019”.

No passado Domingo, dia de Reis, terminou a quadra natalícia. Os cantares de Reis, porta-a-porta, como antigamente, já são muito pouco usuais, embora haja sempre cantares de reis organizados por instituições e associações, como o que aconteceu em Vinhais, promovido pela Câmara Municipal, em que estiveram a representar os grupos das suas terras muitos dos nossos tios e tias.

Quando pergunto à nossa gente o que se faz nesta altura, dizem-me que a azeitona já está apanhada e que agora é só queimar lenha porque o forro da cozinha está muito bem enfeitado e quando apetece, lá se vai assando qualquer coisa.

A tia Lúcia Parra, de Bemposta (Mogadouro), falou-nos da festa do dia 1 de Janeiro, a Festa do Chocalheiro, que consiste no leilão das “mandas” para ver quem veste o fato de Chocalheiro em pagamento de promessa ao Menino Jesus. As regras são que até à meia noite e cinquenta e nove minutos do dia 1 de Janeiro, estão abertas as “mandas” (licitações em dinheiro), que este ano chegaram aos 300 euros, mas já houve anos em que ultrapassaram os 200 contos. A promessa só fica cumprida quando o Chocalheiro visitar todas as casas da aldeia e da anexa, Lamoso.

Em Baçal (Bragança), também temos a Festa dos Reis, no dia 6, que segundo o nosso tio Eusébio, começa com a alvorada e a ronda para a missa e a meio da tarde tem lugar outra ronda com os caretos e o gaiteiro, que se destina a chamar o povo para os “colóquios”, que são os acontecimentos sociais mais relevantes e dignos de crítica, que aconteceram ao longo do ano, declamados pelos caretos, do alto da fonte de pedra, à entrada da aldeia. À noite tem lugar um jantar convívio e baile.

Na aldeia de Salsas, onde estivemos, pelo quarto ano consecutivo, a fazer o programa em directo no sábado, dia 5, a tradição consta do desfile de vários grupos ibéricos de caretos e mascarados e a queima do ano velho. No dia 6 faz-se o peditório das almas e a arrematação do fumeiro dos caretos.

No primeiro dia do ano festejamos o aniversários dos primeiros a nascer no início do ano. Foram eles os irmãos José António (40) e José Manuel (37), de Cabeça Boa (Bragança); as gémeas Paula e Ana Bela Fernandes (47), da Ribeirinha (Mirandela); o Tiago (20), de Caçarelhos (Vimioso); a tia Maria (68), de Algoso (Vimioso); o António (36), de Alfaião (Bragança) e o nosso ouvinte especial e utente da APADI, José Armando - o Zezinho, (51). Nos restantes dias da semana também festejaram o aniversário o tio Sebastião José Eira Velha (72) e a sua neta Matilde (16), de Cernadela (Macedo de Cavaleiros); o tio António Cavalheiro (65), o nosso poeta, de Vilarandelo (Valpaços), que chegou à gente grande; o tio Américo (60), de Estorãos (Valpaços); o tio António Júlio (86), de Viduedo (Bragança); o tio Álvaro (54), de Bagueixe (Macedo de Cavaleiros); a neta do tio Acácio, a Sofia (14), de Alfaião (Bragança); o tio Aquiles (86), de S. Martinho (Miranda do Douro) e o tio João Santos (76). Os nossos votos são que no início de 2020 os possam festejar outra vez com muita saúde.

Tio João
in:jornalnordeste.com
Foto: Rota da Terra Fria

Sem comentários:

Enviar um comentário