Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

São esperados 40 mil visitantes na Feira da Caça e Turismo (Macedo de Cavaleiros)

Entre 24 a 27 de Janeiro, Macedo de Cavaleiros vai estar de portas abertas às actividades cinegéticas. Durante quatro dias, o Parque Municipal de Exposições recebe assim a XXIII Feira da Caça e Turismo e a XXV Festa dos Caçadores do Norte.
Pelo rendimento que gera, o certame revela-se economicamente importante para Macedo de Cavaleiros, segundo o presidente da câmara. Benjamim Rodrigues, diz ainda que, devido aos cerca de 100 expositores que ficaram, este ano, de fora e por começar a ser um espaço pequeno, vai ser construída uma terceira nave e requalificado o que já existe.

“Há imensas propostas de novos expositores que nós não conseguimos dar resposta. Portanto, temos que fazer um investimento proximamente, orçado em entre 200 a 300 mil euros para aumentar o espaço. A Feira é, de facto, economicamente importante para o nosso concelho. A caça é uma aposta. Só este evento gera 250 mil euros”, afirmou Benjamim Rodrigues.

O certame pretende divulgar o património cinegético, natural e paisagístico do concelho. Segundo o vereador da câmara de Macedo, Rui Vilarinho, sem pôr em causa a qualidade da feira, o orçamento para a fazer será este ano menor.

“Por norma, temos visitas na ordem de 40 mil pessoas, triplica a população do concelho. No ano passado, conseguimos emagrecer um pouco o orçamento não baixando o nível do certame. Reduzimos 12 mil euros, no ano passado. Este ano também queremos baixar o orçamento, sem perder qualidade da feira”, disse Rui Vilarinho.

Nas quatro montarias ao javali e nas outras actividades cinegéticas que estão em cartaz são esperados mais de 700 caçadores. Para o presidente da Federação de Caçadores de 1ª Região Cinegética, Artur Cordeiro, é um certame fundamental para promover a actividade.

“Esta feira é e será muito importante para promover a actividade cinegética nesta região. Estamos numa fase em que a actividade principal são as montarias. Este momento é importante para dinamizar a caça e reunir os caçadores, e motiva-los para a caça em geral. Cada montaria tem tido muito sucesso”, contou Artur Cordeiro.

O certame tem um orçamento de cerca de 120 mil euros. Em paralelo decorre a semana gastronómica do javali, com 16 restaurantes aderentes. O seminário internacional sobre turismo de interior, que contará com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, é a novidade deste ano.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário