Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Freixo de Espada à Cinta aceita a totalidade dos diplomas da transferência de competências

O município de Freixo de Espada à Cinta decidiu aceitar os 11 diplomas, da transferência de competências, propostos para 2019.
A autarca Maria do Céu Quintas entende que, visto que as câmaras serão obrigadas de qualquer forma a aceitar as competências até 2021, é preferível integrar já as funções para que seja possível haver uma adaptação do município. “Acho que devemos ficar com elas. Se é obrigatório até 2021, durante esse tempo, até lá, temos o tempo que será preciso para nos ajustarmos e tratar do que for preciso porque vêm muitas coisas, vamos ter que ajustar e até lá teremos tempo de fazer isso. No meu entender acho que elas devem vir e para o nosso concelho é melhor que essas competências estejam connosco a estarem com o poder central. Nós é que estamos ao pé da população, nós é que sabemos as necessidades e podemos servir muito melhor”.

A presidente do Município diz não estar preocupada por ainda não saber qual o envelope financeiro que aquela câmara vai receber. “Não acredito que não venham uma compensação financeira, tem que vir. Não sabemos ao certo quanto é mas, já agora, temos que deitar a mão a tanta coisa e não temos nada, e algumas das competências que vêm já estão com a câmara de Freixo. Nas primeiras vinham as praias fluviais e os bombeiros, nós já estamos a ter esses encargos. Vem aqui mais o centro de saúde mas por a informação que temos vão-nos dar para aquelas despesas todas, inclusive se tiver de haver obras também vão dar esse dinheiro. Vir tem que vir alguma coisa, não acredito que isto se faça e não venha comparticipação nenhuma”.

Freixo de Espada à Cinta a contrariar a tendência dos municípios do distrito, ao aceitar as 11 competências publicadas e sobre as quais as autarquias e Comunidades Intermunicipais tiveram já de se pronunciar, como os jogos de fortuna ou azar, praias, estradas, estacionamento público, atendimento ao cidadão, património imobiliário público sem utilização, habitação, bombeiros, justiça, promoção turística, fundos europeus e captação de investimento.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário