Apesar de ser a favor da descentralização, o município de Vimioso é mais um dos municípios que não aceita a transferência de nenhuma das 11 competências já propostas pelo Governo.
O autarca Jorge Fidalgo diz que até é a favor da descentralização, no entanto, considera que só quando não houver indefinições a autarquia pode assumir o exercício das funções a delegar pelo estado central. “O Governo, como se comprometeu a transferir as competências financeiras acopladas a esta transferência de competências, não o fez. Assumiu isso perante a Associação Nacional de Municípios e assumiu-o na própria lei de base. Não o tendo feito, embora sendo nós favoráveis ao processo de descentralização, não podemos a assumir as competências. É verdade que há competências que podem não trazer custos mas há outras que trazem. Enquanto isto não for devidamente acertado com o Governo parece-me extemporâneo estar a aceitar competências desta forma”.
Para Jorge Fidalgo têm de ser definidos os montantes para cada competência e para cada município. “As realidades entre os municípios são completamente diferentes e tem que haver formas diferentes na resolução desses problemas. O município de Vimioso já exerce as competências na área da educação, através de um contrato inter-administrativo que foi homologado em 2012/13, pelo anterior Governo, e só no ano passado, em Novembro, entrou em efectividade de funções porque só nessa altura fez a transferência das verbas que correspondiam a esse contrato. Temos que trabalhar de uma forma completamente aberta mas séria. Se está definido qual o montante a transferir, esse montante tem que ser transferido”.
Em reunião de câmara a proposta de rejeição das 11 competências foi aprovada por unanimidade, e na Assembleia Municipal de Vimioso foi aprovada por maioria.
Escrito por Brigantia
Foto: rotaterrafria.com
Jornalista: Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário