Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Vimioso rejeita todas as transferências de competências propostas pelo Governo

Apesar de ser a favor da descentralização, o município de Vimioso é mais um dos municípios que não aceita a transferência de nenhuma das 11 competências já propostas pelo Governo.
O autarca Jorge Fidalgo diz que até é a favor da descentralização, no entanto, considera que só quando não houver indefinições a autarquia pode assumir o exercício das funções a delegar pelo estado central. “O Governo, como se comprometeu a transferir as competências financeiras acopladas a esta transferência de competências, não o fez. Assumiu isso perante a Associação Nacional de Municípios e assumiu-o na própria lei de base. Não o tendo feito, embora sendo nós favoráveis ao processo de descentralização, não podemos a assumir as competências. É verdade que há competências que podem não trazer custos mas há outras que trazem. Enquanto isto não for devidamente acertado com o Governo parece-me extemporâneo estar a aceitar competências desta forma”.

Para Jorge Fidalgo têm de ser definidos os montantes para cada competência e para cada município. “As realidades entre os municípios são completamente diferentes e tem que haver formas diferentes na resolução desses problemas. O município de Vimioso já exerce as competências na área da educação, através de um contrato inter-administrativo que foi homologado em 2012/13, pelo anterior Governo, e só no ano passado, em Novembro, entrou em efectividade de funções porque só nessa altura fez a transferência das verbas que correspondiam a esse contrato. Temos que trabalhar de uma forma completamente aberta mas séria. Se está definido qual o montante a transferir, esse montante tem que ser transferido”.

Em reunião de câmara a proposta de rejeição das 11 competências foi aprovada por unanimidade, e na Assembleia Municipal de Vimioso foi aprovada por maioria.

Escrito por Brigantia
Foto: rotaterrafria.com
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário