Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

MENINO DE BRAGANÇA É HOJE CHEF AO DOMICÍLIO

Olá, como estão os leitores da página do Tio João?

Estamos a queimar os últimos cartuchos do mês mais pequerruchinho do ano.

Os dias continuam muito quentes para a época e como diz o ditado popular “o Fevereiro engana as velhas ao soalheiro”. Muita atenção a este sol.

A nível agrícola a nossa gente já começa a arranhar a terra. Desde o dia 24 de Fevereiro, dia de S. Matias, que já começaram as enxertias.

Na última semana festejaram a vida connosco a tia Teresa (79), de Cal de Bois (Alijó); a tia Lurdes (79), de Lebução (Valpaços), que se apresentou à família pela primeira vez no dia do seu aniversário; Amélia (97), de Baçal (Bragança); Adília dos Anjos (98), de Dadim (Chaves); Arnaldo (93), de Deimãos (Valpaços); Cassiano (74), de Carviçais (Moncorvo); Maria da Piedade (59), de Regodeiro (Mirandela); Ana Tender (71), de Barreiros (Valpaços); João (59), de Vilela (Valpaços) e António Fernandes (79), de S. Julião (Bragança). Que vão tendo saúde para poderem continuar a festejar a vida connosco.

Já há algum tempo que o Pedro Gonçalves (‘O Vila’ para os amigos), nos ouve e telefona desde Inglaterra, onde está emigrado e numa dessas conversas fiquei a saber que ele tem uma profissão diferente, que é a de chef ao domicílio, ou seja, vai a casa das pessoas organizar e preparar grandes eventos. Por esta razão a nossa página desta semana lhe é dedicada. Que a vida lhe sorria sempre na nossa companhia. (O texto foi escrito por ele).

É com grande alegria que partilho convosco e com a terra natal um pouco da minha história de vida.

O meu nome é Pedro Miguel Gonçalves e tenho 43 anos. Nasci em Bragança, mais concretamente na Rua da Cidadela.

Passei parte da minha infância e adolescência na Casa de Trabalho – Patronato de Santo António, onde fiz grandes amigos e tive educadores que considero família e me incentivaram a ser ‘alguém’, família que tenho e terei sempre no coração.

Sou um de nove irmãos, dois dos quais emigraram para a Inglaterra nos anos 90, na esperança de um futuro melhor. Em 1995 também eu fui, acompanhado da hoje minha esposa, tentar a sorte e procurar uma aventura. E que aventura!...

Chegados a Londres, sem grande conhecimento da língua, costumes e tradições, encontrei trabalho a lavar louça num restaurante italiano. Entre dias e semanas de trabalho fui ganhando curiosidade em saber como os meus colegas faziam a ementa, assim como a sua apresentação. Em breve, cerca de um ano e meio, o então Chef António Strellozzi perguntou-me se eu gostaria de experimentar fazer as entradas, saladas, sopas e massas. Fui aprendendo e subindo na empresa, sendo a minha especialidade a comida italiana, que ainda hoje me fascina.

Os anos foram passando, fui ganhando experiência e novos desafios foram surgindo. Entretanto, a família cresceu e hoje tenho dois filhos, a Alice e o Gabriel, um orgulho enorme.

Entre ser Chef de duas companhias, gerente de uma durante quatro anos e cozinheiro/mordomo para uma família prestigiada, fui ganhando confiança e vontade de ser ainda melhor e poder conquistar o sonho, que tenho há alguns anos, de trabalhar por conta própria.

Há cerca de dois anos, esse que um dia foi o meu sonho, veio a realizar-se.

Hoje trabalho por conta própria, principalmente para famílias judaicas, aprendendo também costumes e tradições de outros povos.

São dias e semanas de preparação ao pormenor para que nada falte na organização das festas, sejam casamentos, aniversários, Bar Mitzvah (Crisma dos Judeus) e até funerais.

Sou um homem realizado, sempre com olhos no futuro, para que outras realizações se possam concretizar e acima de tudo fazer com que a minha família e os meus amigos tenham orgulho no menino que fui e no homem em que me tornei.

Tio João
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário