Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 8 de março de 2019

Livro "Desperdício Alimentar" consciencializa para redução do problema

Um terço dos alimentos produzidos vão parar ao lixo. No mundo são cerca de 1,3 mil milhões de toneladas todos os anos, ao mesmo tempo que 805 milhões de pessoas estão subnutridas ou em insegurança alimentar.
Foi com o objectivo de chamar a atenção para esta flagrante contradição da sociedade da abundância que a Biblioteca Municipal Adriano Moreira recebeu a apresentação do livro Desperdício Alimentar da autoria de Iva Pires, numa edição da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

A investigadora diz que em Portugal o desperdício é também um problema grave. “Estive ligado a um projecto PERDA (Projecto de Estudo e Reflexão do Desperdício Alimentar) que calculou que em Portugal se deita fora um milhão de toneladas de alimentos, se fizermos uma capitação cada um de nós em média está a deitar fora 100 quilos de alimentos. O problema é transversal a todos os países, mas também em Portugal é preciso olhar para ele”, contou.

Ainda não há uma fórmula para acabar com o desperdício alimentar, mas a investigadora deixa algumas sugestões no livro para o reduzir em particular direcionadas às famílias, as responsáveis pela maior fatia do desperdício.

O presidente do município de Bragança, Hernâni Dias, temática se mostra preocupado com esta temática e admite que será “uma boa ideia a criação de uma estratégia municipal para evitar o desperdício alimentar, porque o que acontece hoje no mundo é incrível”.

O também presidente do conselho de administração da Resíduos do Nordeste salienta que o problema traz também custos no tratamento e recolha do lixo, já que mais de 50% dos resíduos que a empresa intermunicipal trata são orgânicos. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário