Através de várias actividades técnico-científicas, 402 alunos, do ensino secundário e do profissional, puderam conhecer a oferta formativa do Instituto Politécnico de Bragança no âmbito do Dia Aberto.
Os jovens contactaram ainda com a investigação desenvolvida no IPB e puderam compreender se este poderá ser uma possibilidade para prosseguir estudos. Segundo Anabela Martins, pró-presidente da instituição, o principal objectivo é captar alunos. “Temos um conjunto vasto de objectivos que, no seu final se resumem a tentar captar jovens para as nossas fileiras. Dar a conhecer aos jovens da região que instituições de ensino superior, investigação, desenvolvimento e inovação, não se fazem só em Lisboa, no Porto, Coimbra e no eixo litoral, ou nas grandes instituições tradicionalmente conhecidas. Estamos muito virados para captar alunos do ensino profissional porque tem sido um dos défices do país: formar jovens que vêm da via profissional”.
Da Escola Secundária de Macedo de Cavaleiros vieram 20 estudantes. Luís Vieira, de 17 anos, aluno de humanidades nesta escola, destaca a importância de conhecer hipóteses de formação. “Estivemos num laboratório, estiveram a mostrar-nos alimentos e a fazer algumas experiências. É sempre algo diferente e é bom explorar as nossas hipóteses”.
Paulo Dias, director do Agrupamentos de Escolas de Macedo de Cavaleiros, acredita que ainda se desconhecem as possibilidades educativas no distrito. “É sempre gratificante para os alunos e para os professores. Apostamos mais no curso profissional porque percebemos que há aqui um potencial de futuros alunos deste politécnico e quisemos mostrar-lhe que o futuro deles pode passar por aqui. Num futuro próximo vamos aumentar este tipo de interacções porque os alunos e os professores têm um grande desconhecimento sobre o que acontece aqui no politécnico”.
O Centro de Investigação de Montanha foi um dos pontos de passagem dos alunos. Ricardo Calhelha, investigador, que orientou uma actividade, sublinha a importância da iniciativa para que estes jovens se possam vir a tornar estudantes do IPB. “Penso que saem daqui mais enriquecidos e conseguem ver na prática o que na escola lhes é transmitido em teoria. É sempre importante o IPB abrir as portas e mostrar a oferta formativa que tem para que, num futuro próximo, este alunos possam vir a ser nossos alunos”.
Esta é uma iniciativa promovida, continuadamente, pela instituição desde 2007. A edição deste ano aconteceu terça-feira. Estiveram presentes alunos do Instituto de Educação e Formação Profissional brigantino, de escolas de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Vimioso, Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães. De fora do distrito esteve uma escola de Celorico de Basto.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário