Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Festival Sons & Ruralidades comemora Dia Europeu da Rede Natura 2000 e Dia Internacional da Biodiversidade junto da comunidade escolar de Vimioso

Inserido nas atividades do Sons & Ruralidades - Festival de Ecologia, Artes e Tradições Populares, o Dia Europeu da Rede Natura 2000 e o Dia Internacional da Biodiversidade foram comemorados junto da comunidade escolar de Vimioso, com a realização de várias iniciativas por parte da Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural e da AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino. 

O festival Sons & Ruralidades também pretende ser uma ferramenta de sensibilização da comunidade e das novas gerações para a importância de preservar a Natureza e a Biodiversidade e prover o necessário equilíbrio entre as atividades humanas e a conservação dos ecossistemas e dos recursos naturais.
Comemoração do Dia Europeu da Rede Natura 2000. Alunos/as do 4.º ano - Agrupamento de Escolas de Vimioso.

Na terça-feira, 21 de maio, Dia Europeu da Rede Natura 2000, estivemos no Agrupamento de Escolas de Vimioso, onde foi realizada uma apresentação a alunos/as do 4.º ano de escolaridade, com o objetivo de explicar o que é a Rede Natura 2000 e a sua importância.

Os/as alunos/as foram igualmente informados sobre quantas tipologias de áreas protegidas existem e onde estão localizadas, tanto no território nacional, como europeu. Foi também explicado aos alunos/as o enquadramento histórico da implementação da Rede.

Os/as estudantes também participaram num jogo didático sobre a Teia Alimentar. Durante este jogo, foram convidados/as a representar um ser vivo inserido numa das seguintes categorias: produtores, decompositores, consumidores primários, secundário ou finais.

A seguir, foram criadas ligações com fios entre os diferentes seres vivos, criando uma teia para que se percebesse de que forma estamos todos interligados e conectados, direta ou indiretamente.

Posteriormente, os participantes introduziram elementos que afetavam o equilíbrio dos ecossistemas e que iam quebrando as ligações existentes. O objetivo era fazer com que estes percebessem que, ao interferir no equilíbrio dos ecossistemas, todos ficam prejudicados. O jogo terminou com uma reflexão sobre os impactos das ações humanas nos ecossistemas e sobre as medidas que podem ser adotadas para minimizar ou anular esses impactos. 


Já no dia 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade, alunos/as do 8.º ano de escolaridade tiveram a oportunidades de ver três documentários: 5 Reinos - Parque Natural do Douro Internacional, de Bárbara Cruz, Joaquim Betenano, Carlos Sousa e Paulo Fontes, um Documentário da Palombar e o Portugal - The wild side, da Wildstep Productions.
Comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade. Alunos/as do 8.º ano - Agrupamento de Escolas de Vimioso.

O objetivo foi proporcionar momentos de reflexão sobre a biodiversidade e a sua importância. Os/as alunos/as também participaram no jogo da Teia Alimentar e foram sensibilizados para a necessidade de proteger os processos ecológicos e a importância do papel do associativismo e das organizações não governamentais (ONG) na conservação da natureza e das estratégias e medidas de mitigação de impactos na biodiversidade.

Foi igualmente apresentada aos alunos/as uma contextualização do território onde estamos inseridos e das diferentes regiões biogeográficas, diferentes habitats, espécies e ecossistemas e principais grupos faunísticos presentes na Zona de Proteção Especial (ZPE) Rios Sabor e Maças e no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).


O Sons & Ruralidades - Festival de Ecologia, Artes e Tradições Populares realizou-se nos dias 17, 18 e 19 e 21 e 22 de maio de 2019, no Parque Ibérico de Natureza e Aventura PINTA - Vales de Vimioso, no Concelho de Vimioso, organizado pela AEPGA, pela Palombar e pelo Município de Vimioso.



Sem comentários:

Enviar um comentário