E desde sexta-feira a época quinhentista tomou conta de Freixo de Espada à Cinta. O Mercado Manuelino dinamizou a localidade.
O evento de recriação histórica que aconteceu pelo terceiro ano evocou o reinado de D. Manuel.
O evento atraiu visitantes e envolveu a comunidade local, que vê com bons olhos a iniciativa. “É a primeira vez que venho, está tudo lindo estou a gostar muito, acho que é muito bom para Freixo”, contou uma das visitantes da zona do grande Porto. Um dos habitantes locais acredita que “este é um evento muito importante que traz muita gente à localidade”.
A presidente do município de Freixo, Maria do Céu Quintas, destaca o impacto da iniciativa leva à localidade. “A dinâmica é muita, as pessoas vivem estes três dias com uma intensidade, o que é muito bom, este ano tivemos mais pedidos de fatos do que nos outros anos. É bom para os de cá para os de fora, é bom para a economia e as pessoas participam”, afirmou a autarca.
Cortejo histórico, peças de teatro recriações históricas, danças e música, cetraria, repastos e torneios a cavalos contaram-se entre as animações da iniciativa.
O evento de recriação histórica teve este ano pela primeira vez o nome de Mercado Manuelino que vai manter como homenagem ao rei que atribuiu o segundo foral à vila e também pelo legado arquitectónico na vila manuelina.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário