Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Freixo de Espada à Cinta celebrou legado manuelino no fim-de-semana

E desde sexta-feira a época quinhentista tomou conta de Freixo de Espada à Cinta. O Mercado Manuelino dinamizou a localidade.
O evento de recriação histórica que aconteceu pelo terceiro ano evocou o reinado de D. Manuel.

O evento atraiu visitantes e envolveu a comunidade local, que vê com bons olhos a iniciativa. “É a primeira vez que venho, está tudo lindo estou a gostar muito, acho que é muito bom para Freixo”, contou uma das visitantes da zona do grande Porto. Um dos habitantes locais acredita que “este é um evento muito importante que traz muita gente à localidade”.

A presidente do município de Freixo, Maria do Céu Quintas, destaca o impacto da iniciativa leva à localidade. “A dinâmica é muita, as pessoas vivem estes três dias com uma intensidade, o que é muito bom, este ano tivemos mais pedidos de fatos do que nos outros anos. É bom para os de cá para os de fora, é bom para a economia e as pessoas participam”, afirmou a autarca.

Cortejo histórico, peças de teatro recriações históricas, danças e música, cetraria, repastos e torneios a cavalos contaram-se entre as animações da iniciativa.

O evento de recriação histórica teve este ano pela primeira vez o nome de Mercado Manuelino que vai manter como homenagem ao rei que atribuiu o segundo foral à vila e também pelo legado arquitectónico na vila manuelina. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário