Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de julho de 2019

ONDE ESTÁ A BOA EDUCAÇÃO?

Por: Humberto Pinho da Silva
(colaborador do "Memórias...e outras coisas..."
Lamentam-se os paulistanos – e com razão, – que alguns motoristas de ônibus (autocarros), quando encontram idoso, isolado, na paragem, passam adiante.
Esse desrespeito, pelos idosos, verifica-se em todos países, pelo menos nas nações ocidentais.
Outrora, o idoso, era respeitado no local de trabalho e na sociedade 
É sabida a história ocorrida com Sócrates: Chegando à Assembleia de Atenas, e vendo que não havia nenhum jovem, que lhe oferecesse o lugar, reclamou: - O dever da juventude é dar o lugar aos velhos, para quando forem idosos, os jovens, de então, façam de igual modo.
Mas as regras da boa educação e etiqueta, parece que foram esquecidas; assim como o tratamento de respeito, a pais e avós.
Antigamente, os progenitores eram tratados por Senhor. Ainda ouvi, no Brasil, muitas meninas, ao falarem com a mãe, dizerem: -A Senhora, quer que faça o jantar?
Vem tudo isso a propósito da cena que presenciei – já se passaram muitos anos, – quando viajava no elétrico, número, 13, que parava na Rua Duque de Loulé. Em regra, transportava, sempre, muitos estudantes, para Gaia.
Certa vez, o elétrico, encontrava-se repleto. Uma Senhora, entrou com dificuldade, e postou-se de pé, entre os estudantes, que se mantinham sentados.
Então, de repente, ouviu-se uma voz: - “ Não há aluno do Alexandre ou aluna do Rainha, que dê lugar a esta Senhora?! …
Era o Dr. Balacó, professor do Alexandre, que primava, pela delicadeza, e pela disciplina.
Imediatamente, se levantaram, não um, mas todos os rapazes e raparigas, oferecendo o lugar.
Bom tempo, em que os professores eram respeitados, e se faziam respeitar. Se o caso se passasse no século XXI, certamente o Dr. Balacó, era enxovalhado, e ridicularizado, pelo gesto de bom educador.
Como os tempos mudaram! … E como foi que a juventude se tornou tão insensível e desrespeitadora?
Todos sabemos a resposta; mas poucos querem dizer; para não serem politicamente incorretos; e evitarem serem desfeiteados, na praça pública
É que quem não pensa ou age de acordo com a maioria, e com os que têm o poder, é marginado ou besta-quadrada.
Em democracia, como a que temos, quem não é: Maria-vai-com-as-outras, é vítima de mofa, e ridicularizado….E dizem serem democratas!…

Humberto Pinho da Silva, nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA.Foi redactor do jornal: “Notícias de Gaia"” e actualmente é o responsável pelo blogue luso-brasileiro: " PAZ".

Sem comentários:

Enviar um comentário