Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 30 de julho de 2019

Secretário de Estado das Comunidades esclarece apoios para regresso de emigrantes em Vimioso

A convite da Rede Atalaia, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas foi ontem a Vimioso explicar o novo plano do governo de apoio ao regresso de emigrantes.
O Programa Regressar entrou em vigor há cerca de uma semana e prevê apoios que podem chegar a 6500 euros aos portugueses que querem voltar a Portugal, entre o incentivo à mobilidade “para os custos da viagem de regresso, importação de bens e reconhecimento de equivalências e competências escolares”, o eixo fiscal e da empregabilidade, que define que quem regresse “em 2019 e 2020 apenas pagarão 50% sobre o rendimento durante 5 anos”, que se junta a um outro estatuto fiscal, já em vigor, do “residente fiscal não habitual”, que isenta do pagamento de impostos durante 10 anos os cidadãos em idade de aposentação, que regressam. O terceiro eixo é o de investimento e vai ajudar a financiar projectos que tenham origem na diáspora e que sejam realizados em Portugal, esclareceu José Luís Carneiro. Este terceiro aspecto está a ser concluído pelo ministério da Economia, mas estará disponível dentro de dias.

Na plateia no auditório do Parque de Natureza e Aventura, o PINTA, estiveram vários emigrantes que levantaram preocupações com a burocracia e perdas no valor das pensões dos países de acolhimento. O Secretário de Estado considera que há “falta de informação” dos emigrantes que “estão fora do país durante muito tempo e afastados da sua administração pública”, por isso aconselha a que contactem o gabinete de apoio ao emigrante, como o que existe no município de Vimioso. No entanto, assegura que foram tomadas “medidas que permitem atenuar essas dificuldades”.

O gabinete de apoio ao emigrante, do município de Vimioso, tem recebido muitas solicitações de apoio ligadas precisamente às reformas, como referiu o presidente do município, Jorge Fidalgo. “Há muita gente a procurar o gabinete de apoio ao emigrante, desde que foi criado em 2007 já tivemos 1200 processos, fundamentalmente tem a ver com a problemática das pensões de emigrantes que regressam e pedem a pensão cá”, afirma.

Jorge Fidalgo adiantou ainda que Vimioso já tem recebido procura por parte de alguns luso-descendentes com origens no concelho que se interessam pelas potencialidades da terra de origem de pais e avós. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário