Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Verão TecPro IPB decorre até sexta-feira e quer dar a conhecer politécnico de Bragança

Dar a conhecer o Instituto Politécnico de Bragança e captar alunos é o objectivo do estágio de verão, designado por Verão TecPro IPB.
Ao longo de toda a semana, os estudantes vão realizar actividades na área de investigação de base tecnológica e profissionalizante. A curiosidade para aprender coisas novas é um dos motivos que leva os estudantes a frequentar os estágios do IPB. “Tenho uma amiga que é professora e ela informou-me sobre isto. Eu gostei e quis participar”, disse Margarida Silva, de Braga. “A minha mãe trabalha no IPB e achei que seria engraçado nas férias fazer um curso destes”, contou Gabriela Silva, de Bragança.

Frequentam o estágio cerca de 90 alunos de todo país, portugueses, estrangeiros e lusodescendentes do ensino técnico-profissional e do ensino secundário, que têm interesse na tecnologia e em adquirir experiências “mais mão na massa”. Entre as várias actividades realizadas, ontem foi dia de conhecer a cidade de Bragança, referiu Anabela Martins, pro-presidente do IPB. “Estão a conhecer a cidade, vieram de comboio turístico até ao castelo e, a partir daí, tiveram um roteiro das principais instituições culturais, museus e centros, marcadas num mapa para poderem visitar livremente o que eles quiseram. Em cada um deles receberam um cupão e na Praça da Sé têm um questionário para responder sobre todas elas. No final há um prémio para os três que tiveram melhor classificação no inquérito e que visitaram maior número de infraestruturas”.

Nesta semana, o IPB recebeu, ainda, um youtuber brasileiro que veio conhecer o politécnico e a cidade. Através das redes sociais e do seu canal do youtube, Klebio Damas, vai mostrar aos estudantes brasileiros como podem vir estudar para IPB e toda a sua experiência por cá. “Existe uma parceria entre o Brasil e Portugal e os jovens acabam por não saber disso. Eu saí do ensino médio há pouco tempo e eu sabia que era possível vir para Portugal mas não havia alguém para nos ajudar e era algo muito difícil. Actualmente, no Istagram tenho meio milhão de seguidores e mostro meu dia-a-dia com fotos e vídeos. Aqui vou fazer também vídeos a mostrar a cidade e como é que é a vida aqui para que as pessoas percebam um pouco mais”.

Existe ainda o programa “estudos em Portugal”, criado por Higor Cerqueira e outros alunos brasileiros, que através da plataforma conseguem esclarecer os estudantes, que vivem no Brasil, sobre Portugal. “Temos uma equipa de atendimento que presta um serviço de assessoria gratuita para os estudantes brasileiros que querem vir para Portugal. O projecto tem dez colaboradores, que também são estudantes brasileiros no IPB e através dessa plataforma podem partilhar as suas experiências e o processo que eles utilizaram para poder vir estudar para Portugal. É um suporte que os alunos brasileiros que já estão cá oferecem aos alunos brasileiros que querem vir para cá”.

Durante uma semana, vão ser ainda realizadas actividades socioculturais, de lazer e entretenimento.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves e Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário