Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Voluntariado multinacional recupera pombal tradicional de aldeia transmontana e descobre riqueza cultural, natural e humana da região

Oito voluntários/as oriundos de países como Marrocos, França, Bélgica e Holanda, com idades compreendidas entre os 19 e os 57 anos, participaram no 56.º Campo de Trabalho Voluntário Internacional (CTVI) organizado pela Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural, em parceira com a União das Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva e a associação francesa Union Rempart, e que teve lugar entre os dias 1 e 12 de julho, na aldeia de Uva, no concelho de Vimioso, distrito de Bragança.
Pombal Tradicional

Durante este CTVI, os/as voluntários/as participaram nos trabalhos de recuperação de um pombal tradicional na aldeia de Uva e tiveram a oportunidade de contactar com as técnicas tradicionais de construção dessas estruturas. Os trabalhos de restauro envolveram picar reboco; fazer rebocos de cal; recuperar estruturas de madeira e realizar a colocação de telha antiga, entre outras tarefas. 


Os CTVI também têm como objetivo dinamizar e dar mais vida ao mundo rural, promovendo aos participantes o convívio com a comunidade local e a descoberta do território e da sua riqueza cultural, natural e humana. 
Pombal tradicional recuperado durante o 56.º CTVI.
écnicas tradicionais de construção.

O Parque Ibérico de Natureza e Aventura - PINTA (Vimioso), as Termas de Vimioso, o Castelo de Algoso, o miradouro, o museu e a aldeia de Picote, o Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro), as Arribas do Douro, no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) e a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino - AEPGA foram locais visitados pelos/as voluntários/as. 

Os/as participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer a riqueza do património rural, cultural e social da aldeia de Uva, através de visitas ao Centro de Interpretação dos Pombais Tradicionais, localizado na Antiga Escola Primária da aldeia e sede da Palombar, à forja e à carpintaria de habitantes locais. 

As margens dos rios Douro, Maçãs e Angueira também foram palco para a descoberta do território e o contacto com a natura e a biodiversidade. 
Equipa de Voluntários

Sobre os Campos de Trabalho Voluntário Internacionais

Os Campos de Trabalho Voluntário Internacionais (CTVI) foram criados em 2004 e consistem em atividades organizadas especialmente para voluntários/as, que se propõem a contribuir com horas de trabalho para a realização de uma determinada tarefa útil para a comunidade. 


Os CTVI organizados pela Palombar, em colaboração com vários parceiros, têm como principal objetivo promover a recuperação do património rural edificado, utilizando técnicas de construção tradicionais e ecológicas, mas também a realização de ações em prol da conservação da natureza; em ambos os casos, associa-se-lhes a criação de um espaço de aprendizagem informal, tanto a nível técnico como pessoal e de desenvolvimento do sentido de cidadania.



Sem comentários:

Enviar um comentário