Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Estratégia de internacionalização dos produtos de Terras de Trás-os-Montes aponta necessidade de criação de clusters

A necessidade de promoção e venda de produtos em conjunto, bem como de reforço da aposta na certificação são as principais conclusões do estudo que levou à criação de uma estratégia de internacionalização para as Terras de Trás-os-Montes.
As linhas directrizes da estratégia foram apresentadas ontem em Vimioso e segundo João Medina, da Sociedade Portuguesa de Inovação, responsável pelo estudo, é essencial que se fomente a cooperação entre as empresas da região. “Há uma recomendação mais forte que as outras que é a necessidade de haver uma entidade, eventualmente a CIM, mas o estudo não é definitivo, que tenha a responsabilidade de articular todas as pontas, fazendo despontar lógicas de clusters, fazendo a promoção dos produtos e fazendo com que eles se integrem numa lógica de promoção territorial, gostávamos que essa a entidade tivesse essas três áreas de actuação: sector produto e promoção”, explicou.

O trabalho, realizado ao longo de um ano, criou guias práticos de capacitação para a internacionalização de empresas de seis fileiras consideradas estratégicas na região: o azeite, carnes e enchidos, frutos de casca rija, mel, queijos e vinhos.

Estes sectores estão em diferentes fases de internacionalização, destacou ainda João Medina.

Segundo o presidente da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, Artur Nunes, foi importante diagnosticar o estado actual das empresas das fileiras estratégicas e considera que é preciso que mais produtos sejam certificados. “Havia uma necessidade de conhecer os nossos produtos IGP, para em segundo lhe dar mais valor a nível interno para poder exportar e depois encontrar estes mercados efectivos que têm grande procura que nos vêm ser identificados”, afirmou


Para alguns dos produtores que estiveram ligados ao projecto e puderam participar em reuniões e feiras internacionais, esta estratégia de internacionalização pode vir ajudar a criar uma via de escoamento dos produtos.


A estratégia de internacionalização de produtos das Terras de Trás-os-Montes e aponta ainda as potencialidades do turismo da região e identifica os mercados com mais potencial, como o da saudade, nomeadamente o francês, a consolidar como o alemão e o brasileiro, e a explorar com a China. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário