Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Jovem escritor macedense apresenta amanhã terceiro livro em Macedo de Cavaleiros

João Pedro Baptista é transmontano de gema e lança agora o seu terceiro livro “Na origem do tempo”. Natural de Vale de Prados, no concelho de Macedo de Cavaleiros, tem 26 anos e começou a escrever desde muito cedo. Em 2015 lançou o seu primeiro livro, que foi o pontapé de saída para mais dois que haviam de vir, conta o próprio: 
“Eu comecei a escrever desde muito cedo, por volta dos 16 anos, mas o que escrevia acabava sempre por ficar na gaveta. Até que em 2015 lancei o meu primeiro livro, “O Jardim dos Enganos”, e posteriormente, em 2016, acabei por lançar um outro livro que tem a denominação de livro-objeto, muito peculiar em formato de frasco. Esta é a minha terceira obra, lançada agora em 2019, chama-se “Na Procura do Tempo” e acaba por ser um livro muito mais introspetivo que faz sobressair o tema do tempo e um pouco da nostalgia da infância.“

Livros na linha da poesia, embora este último tenha também alguns trechos de prosa. Uma obra que fala do tempo, e que se remete bastante ao que é passar a infância em Trás-os-Montes:

“Revejo-me muito mais neste livro comparativamente com os outros. É uma obra que dá para encaixar com várias pessoas da minha idade e com os próprios transmontanos, pois relata aquilo que é passar a infância numa aldeia nesta região, o que acaba sempre por ser diferente da do transmontano que a vive em espaços mais urbanos. “

Quanto às críticas, desde o lançamento do primeiro livro, têm sido positivas. João Pedro admite que tem conseguido conquistar novo público, o que o deixa satisfeito:

“Tenho recebido um bom feedback daqueles que são meus leitores, que já me conhecem e costumam sempre ler as obras que publico. No entanto, também o tenho recebido de novos leitores, novo publico que vou criando, até pelas amizades e pelas pessoas que vou conhecendo, mas também, surpreendentemente, por parte de pessoas que não conheço, e que por acharem o livro apelativo, acabam por comprá-lo. “

No sábado, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, às 21h00, acontece a apresentação oficial do livro “Na origem do tempo”, numa noite que, segundo o autor, reserva muitas surpresas.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário