Número total de visualizações do Blogue

8846275

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Seminário de São José, em Bragança, vai sofrer obras de requalificação

A diocese de Bragança-Miranda já assinou o contrato de empreitada para a primeira fase do projecto.
Segundo o padre Delfim Gomes, que integra o Instituto Diocesano do Clero, e está a acompanhar o projecto, a obra tem como objectivo renovar o corpo central da estrutura para que possa funcionar como uma casa do presbitério local e para a formação permanente dos pastores, em todas as fases da vida sacerdotal. “Há uma necessidade na nossa diocese de um espaço físico que englobasse toda a área pastoral. Verificámos que o espaço ideal era o seminário. Trata-se da requalificação do corpo central do seminário que irá servir para este objectivo. Em primeiro lugar é o apoio que tem que se dar aos sacerdotes jubilados, ter um espaço de conforto e de afecto ao fim de uma vida dedicada ao evangelho, e, em segundo, centralizar nesse espaço um lugar de formação dos seus agentes pastorais. Vai ser um polo dinamizador de toda a pastoral”.

A empreitada tem o valor global de um milhão e 300 mil euros. Para a assegurar, a diocese está a contar com o apoio das paróquias transmontanas e de todos quantos queiram contribuir. “Essa é a parte mais complicada da obra. Estamos a acompanhá-la já há dois ou três anos, na elaboração de projecto. Esta fase, que é a estrutura e telhado, é a primeira fase, que fica em 635 mil euros. A obra está divida em duas fases. Vamos contar com o apoio de várias pessoas e vamos começar a fazer uma campanha de angariação de fundos porque é uma obra que embora localizada em Bragança é de todos e para toda a diocese”.

A diocese pretende ainda abrir este espaço à comunidade em geral, enquanto lugar de retiros ou exercícios espirituais. “Queremos que o seminário seja uma casa aberta à comunidade. Não podia ser de outra forma”.

A empreitada passa pela requalificação de espaços como a biblioteca, cozinha, bar e lavandaria e será criado um auditório. O actual edifício do seminário recebeu os primeiros alunos em 1932.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário