Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Plano de Ação para a Conservação das Aves Necrófagas publicado em Diário da República

O Plano de Ação para a Conservação das Aves Necrófagas (PACAN) foi publicado esta segunda-feira, 12 de agosto, em Diário da República. O PACAN foi elaborado pelo ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, em articulação com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
Este plano foi desenvolvido tendo também em conta os contributos de especialistas neste grupo de aves e de organizações não-governamentais envolvidas na sua conservação. O documento foi ainda sujeito a auscultação de várias entidades públicas e privadas no período compreendido entre os dias 11 e 30 de junho de 2015.
Abutre-preto. Fotografia | Pedro Rego

A elaboração do PACAN teve como base o diagnóstico da situação nacional de cada espécie de ave necrófaga e identifica as medidas necessárias para promover o seu estado de conservação favorável. Tem uma incidência particularmente relevante sobre as duas espécies de abutres com populações permanentes em Portugal que apresentam estatuto de ameaça: o britango (Neophron percnopterus), classificado como "Em Perigo", e o abutre-preto (Aegypius monachus), classificado como "Criticamente em Perigo".


Contudo, as medidas preconizadas devem ter repercussão noutras espécies com hábitos estrita ou parcialmente necrófagos, contribuindo para a recuperação ou manutenção do seu estado de conservação favorável, sendo de destacar a relevância da implementação destas medidas para inverter a tendência de regressão da população nidificante do milhafre-real (Milvus milvus), que, sendo parcialmente necrófago, apresenta um elevado estatuto de ameaça, estando classificado como "Criticamente em Perigo".

O PACAN tem como objetivo garantir a recuperação e conservação das aves necrófagas no território nacional, nomeadamenteatravés do aumento da área de distribuição da população nidificante de abutre-preto nas zonas do Tejo Internacional e em Moura/Mourão/Barrancos; manutenção do número de casais e da área de distribuição da população nacional de britango, assim como aumento da sua produtividade no nordeste do país; redução da mortalidade não-natural, da perturbação e da perda de habitat das aves necrófagas e redução da falta de conhecimento e de sensibilização da sociedade e dos agentes de interesse na conservação das aves necrófagas.



Nesse sentido, será promovido o fomento da nidificação e incremento do sucesso reprodutor das aves necrófagas ameaçadas; aumento da disponibilidade alimentar para as aves necrófagas; redução da mortalidade não natural das aves necrófagas; conhecimento e sensibilização sobre aves necrófagas; monitorização das populações das aves necrófagas e promoção da articulação de medidas de política.

Sem comentários:

Enviar um comentário