Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 13 de julho de 2020

As 8 aldeias mais bonitas de Trás-os-Montes

Explore a região transmontana e descubra as 8 aldeias mais bonitas de Trás-os-Montes, onde o património natural e histórico é vasto e rico.

Vamos apresentar-lhe as 8 aldeias mais bonitas de Trás-os-Montes. Destinos absolutamente magníficos, onde o tempo parece ter parado e a calma e a tranquilidade imperam.
Fique a conhecer verdadeiros refúgios naturais, cheios de encanto e beleza, onde o património arquitetónico e arqueológico conta histórias únicas e memoráveis.

Gimonde (Bragança)
Esta aldeia fica no concelho de Bragança, tem 16,5 km² de área e pouco mais de três centenas de habitantes. São vários os seus pontos de interesse, mas o Castro de Gimonde e a Ponte de Gimonde são, certamente, dois deles.

Para além do património histórico e cultural, a paisagem e a Natureza são dois dos maiores atrativos de Gimonde, aos quais se junta a maravilhosa gastronomia local, conhecida sobretudo pelo seu delicioso fumeiro e saborosas compotas.


Montesinho (Bragança)
Esta aldeia faz parte do Parque Natural de Montesinho, no concelho de Bragança, e fica a cerca de 1000 metros de altitude.
Além de um ambiente calmo e tranquilo, aqui pode admirar as habitações pitorescas com muros de granito, telhados de lousa e varandas de madeira com vista, precisamente, para a Serra de Montesinho.

Para ficar a saber mais sobre a história e cultura desta aldeia, não deixe de visitar o Núcleo Interpretativo de Montesinho e o Museu local que fica numa casa tipicamente transmontana.

Em 2017, foi pré-finalista no concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, na categoria de “Aldeias Autênticas”.


Picote (Miranda do Douro)
Esta aldeia fica no concelho de Miranda do Douro, região conhecida por falar a segunda língua oficial de Portugal – o mirandês.

Aqui, poderá ficar a saber mais sobre a história e origem desta aldeia, conhecida pelos muitos vestígios rupestres pré-históricos. Além disso, pode e deve admirar a beleza do rio Douro, ali tão perto, já que esta aldeia faz parte do Parque Natural do Douro Internacional.



Pitões das Júnias (Montalegre)
Pitões das Júnias está inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês, no concelho de Montalegre. Trata-se de uma aldeia bastante tradicional e pitoresca, que mantém a traça medieval, com construções em pedra.

A origem desta aldeia confunde-se com a do Mosteiro de Santa Maria das Júnias, que data do século XII e era consagrado à Senhora das Unhas que acabou por se tornar Senhora das Júnias.



Podence (Macedo de Cavaleiros)
Esta aldeia, muito conhecida pelos seus caretos, fica em Macedo de Cavaleiros, tem 14,33 km² de área e pouco mais de 300 habitantes.
A figura do Careto é o ex-libris local e uma tradição etnográfica com grande expressão por altura dos festejos carnavalescos na povoação local e na Casa do Careto.

A paisagem da região é belíssima, graças ao facto de a aldeia ficar bem perto da Barragem do Azibo, onde há um Parque Natural e uma praia fluvial. Existe, ainda, património para visitar, como a Igreja Matriz de Podence (reconstruída em 1703) e as capelas de Santa Eufémia e de Santa Rita.
Em 2017, foi pré-finalista no concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, na categoria de “Aldeias Autênticas”.

Rio de Onor (Bragança)
Esta é uma aldeia verdadeiramente única, já que se encontra dividida em dois, visto que é atravessada pela fronteira espanhola.
Assim, há um lado de Rio de Onor português e outro lado espanhol. Por esta razão, o dialeto local é bastante típico e peculiar – uma mistura de castelhano e português.

Passeie pela aldeia e aprecie as águas calmas e límpidas do rio Onor e da sua praia fluvial. Fique a conhecer as várias tradições, como a festa dos reis, um rito de puberdade no qual participam os rapazes solteiros da aldeia e onde se contam lendas e histórias inigualáveis.

Em 2017, foi pré-finalista no concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, na categoria de “Aldeias em Áreas Protegidas”.

São Joanico (Vimioso)
São Joanico é uma aldeia tipicamente transmontana, localizada nas margens do rio Angueira, no concelho de Vimioso.

Aqui pode encontrar um património histórico valioso, de que fazem parte a ponte românica, os moinhos comunitários (onde era moído o grão para fazer o pão) e a igreja paroquial que data do século XIII.

Vilarinho de Negrões (Montalegre)
Vilarinho de Negrões fica no concelho de Montalegre e é tida como uma das aldeias mais pitorescas da região.
Além de manter bem preservadas as suas casas típicas, Vilarinho de Negrões situa-se numa estreita e bela península que lhe dá um carisma e charme muito próprios.

Prepare-se para os encantos deste pedaço de terra, rodeado pelas águas da Barragem do Rabagão.

Em 2017, foi pré-finalista no concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, na categoria de “Aldeias Ribeirinhas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário