Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 25 de julho de 2020

Carrazeda de Ansiães quer integrar comunidades migrantes

No debate foram analisados e discutidos assuntos que preocupam os empresários agrícolas locais, como a agilização do processo de recrutamento de mão-de-obra para a campanha que se avizinha nas áreas da produção vitivinícola e da fruticultura.
O Município de Carrazeda de Ansiães pretende integrar as comunidades migrantes na dinâmica económica do concelho, por representarem um importante contributo para o sector agrícola, que na atualidade se debate com uma crónica falta de mão-de-obra em toda a região.

Foi com o objectivo de encontrar soluções com viabilidade social e laboral, que se realizou hoje, dia 24 de Julho, no auditório do CITICA de Carrazeda de Ansiães, uma reunião de trabalho subordinada ao tema “Comunidades Migrantes – sua Integração e Contributo para o Sector Agrícola”.

Nesta sessão estiveram presentes a Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, o Vogal do Alto Comissariado para as Migrações, José Reis, o presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves e os representantes e membros das duas estruturas associativas do concelho de Carrazeda de Ansiães, a Associação de fruticultores, viticultores e olivicultores do Planalto de Ansiães (AFUVOPA) , a Colaborar e Realizar – Associação de Apoio ao Agricultor, os técnicos do CLDS, Contrato Local de Desenvolvimento Local e do Gabinete de Inserção Profissional (GIP).

No debate foram analisados e discutidos assuntos que preocupam os empresários agrícolas locais, como a agilização do processo de recrutamento de mão-de-obra para a campanha que se avizinha nas áreas da produção vitivinícola e da fruticultura, além de questões relacionadas com o alojamento dos trabalhadores contratados sazonalmente.

Recorde-se que Carrazeda de Ansiães possui uma comunidade de trabalhadores com origem na Bulgária e na Roménia, a par de outros trabalhadores sazonais com outras origens que fazem face às campanhas anuais das tarefas agrícolas relacionadas com a vindima e a apanha da maçã, dois dos produtos agrícolas que Carrazeda de Ansiães produz em quantidade e qualidade, representando  uma importância crucial na economia do concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário