Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Geopark Terras de Cavaleiros integra programa de Orientação e Intercâmbio da UNESCO

O Geopark Terras de Cavaleiros foi um dos seleccionados para integrar um programa cujo objectivo é ajudar a que novos projectos de geoparques, de regiões menos desenvolvidas do mundo, possam concluir o processo de inscrição.
Dando assistência em campo, a partir de hoje e até dia 24, o geoparque de Macedo vai receber dois representantes do Parque Nacional Los Nevados e do Geopark Aspirante Vulcânico El Ruiz, ambos da Colômbia. Para a directora executiva do Geoparque Terras de Cavaleiros, Antónia Morais, é um motivo de orgulho ser um dos escolhidos.

“É um programa novo que a UNESCO iniciou este ano e nós fomos convidado a integrá-lo. Desde logo, é uma honra e um motivo de muito orgulho entre 147 geoparques mundiais sermos seleccionados num grupo de 9. É se calhar um prémio do trabalho que temos vindo a desenvolver”, destacou.

Antónia Morais explica que irão trabalhar com os representantes no sentido de lhes mostrar como gerir um geoparque e vão dar-lhes a oportunidade de participarem em actividades aos níveis da geoconservação, geoeducação e geoturismo.

“Qualquer território aspirante a geoparque Mundial da UNESCO tem de já o ser para adquirir o selo UNESCO. Para isso tem uma série de regras a que tem de obedecer, e o melhor é visitar um território que já está a trabalhar sob as premissas da UNESCO”, acrescentou.

A directora executiva acredita que a reavaliação positiva que tiveram há cerca de um ano e meio também pode ter tido influência na selecção.

Os colombianos estarão por Macedo de Cavaleiros, a propósito do “Programa Global de Orientação e Intercâmbio de Conhecimento de Geoparques da UNESCO - Portugal e Colômbia”, até dia 24 deste mês. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário