Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Miranda do Douro tem agora um Ecocentro Micológico

Miranda do Douro investiu cerca de meio milhão de euros no "Ecocentro Micológico Terras de Miranda", que foi inaugurado sábado.
O projecto é voltado para o conhecimento dos vários tipos de cogumelos e para a formação e investigação das espécies existentes, sendo que também tem como missão potenciar a produção e a utilização. Quanto à vertente de produção serão testadas as condições para o desenvolvimento da micologia, mas com enfoque nas trufas, que abundam em alguns lugares do concelho. Um fungo de grande importância como frisa o presidente da câmara, Artur Nunes.

“Temos dois alocais referenciados onde existem naturalmente num estado selvagem. Potenciar este produto que é diferenciador relativamente ao território. Temos ainda a possibilidade de desenvolver, cada vez mais, este produto, envolver as pessoas, para que neste recurso tenham cautelas na sua apanha, na sua comercialização e também na sua degustação”, explicou o autarca, Artur Nunes.

Segundo Artur Nunes, tem havido cada vez mais gente a dedicar-se à apanha de cogumelos silvestres comestíveis pois a sua comercialização acaba por ser bastante rentável. Assim, o presidente defende que a regulamentação da apanha é essencial.

“O valor acrescentado está a ir, praticamente, todo para Espanha, uma vez que não há normas e aquilo que tem acontecido é que nós apanhamos em todo território, juntamos e depois os espanhóis vêm buscar os cogumelos a Portugal, por isso eu acho que isto tem que ser regulamentado”, acrescentou.  

Foi ainda apresentado o livro "Cogumelos Silvestres da Terra de Miranda - guia de campo" que dá a conhecer os recursos micológicos existentes na região e que conta com o apoio científico da Associação "A Xixorra" - Associação Micológica da Terra Fria Transmontana e da Universidade de Valladolid, em Espanha.

“Há milhões de pessoas que se curam com os cogumelos. Cada vez há mais medicamentos com base nas propriedades medicinais dos cogumelos”, disse, Juan Antonio Sanchez, da Universidade de Valladolid e também micólogo.

O ecocentro foi inaugurado durante as VI Jornadas Micológicas do concelho de Miranda do Douro, que decorreram ao longo do fim-de-semana. A estrutura está localizada no Parque Fluvial do Rio Fresno e integra uma sala interpretativa, outra de formação e showcooking, laboratório, gabinetes técnicos e um centro de produção, onde se desenvolverão actividades educacionais e de investigação.



Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário