Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Baixo Sabor vai investir 876 mil euros em rota de pintura mural a fresco

O território do Baixo Sabor vai ter uma nova rota turística, "Histórias a Fresco - Rota da Pintura Mural ", onde vão ser investidos cerca de 876 mil euros, disse hoje o presidente da associação de municípios.

"Este projeto tem como objetivo a criação, implementação e dinamização de uma rota de turismo cultural, integrando quatro municípios (Torre de Moncorvo, Mogadouro, Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros) e 22 núcleos de pintura mural a fresco", explicou à Lusa o presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS), Nuno Gonçalves.

A localização do Centro Interpretativo da Rota da Pintura já foi aprovada por, "unanimidade", pela AMBS, e vai ficar instalado na antiga estação de caminho-de-ferro de Macedo de Cavaleiros, concelho que tem menos área inundada pela albufeira da barragem do Baixo Sabor.

O investimento no centro interpretativo é de mais de 300 mil euros, de acordo com elementos fornecidos pela AMDS, o que representa cerca de 35% do valor total da candidatura a fundo do Norte 2020.

"Este será o ponto de partida para uma nova rota de pintura mural a fresco, em que o objetivo é ir mais além, e que passa por ter toda a região Norte, desde Bragança até ao Porto, para depois nos estendermos até ao território da fronteira com Espanha, para concretizarmos uma grande rota ibérica", indicou o também presidente da câmara de Moncorvo.

O levantamento dos núcleos de pinturas a fresco já está no terreno, em que a maioria "se encontra em avançado estado de degradação, porque estiveram durante anos abandonadas, tapadas por estruturas retabulares, muitas vezes expostas às águas pluviais ou danificadas ação humana", vincou o responsável.

"As ações de conservação e restauro da pintura mural, estruturas retabulares e edificado encontram-se divididas por áreas de intervenção sendo que as intervenções vão acontecer em 17 igrejas e capelas, já referenciadas", observou Nuno Gonçalves.

A criação do Centro de Interpretação das Histórias a Fresco "é um projeto há muito desejado, que congrega em si um conjunto de valores e ideias de base identitárias e territorial, através da criação cenários que assumem diversas formas como filmes, sistema interativos, e peças físicas".

Ao longo do percurso, segundo os promotores da nova rota, "o visitante irá descobrir e interagir de uma forma sensorial e emotiva, conteúdos apaixonantes que o levaram a explorar o território da albufeira do Baixo Sabor".

Pretende-se que o Centro de Interpretação Histórias a Fresco seja uma local que fortaleça a dimensão pública do património religioso de Trás-os-Montes, "assumindo um papel ativo na comunidade local".

Sem comentários:

Enviar um comentário