Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

CCDR-N recomenda à câmara de Bragança que fundamente apoios às freguesias

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte recomenda à Câmara Municipal de Bragança que fundamente os apoios atribuídos às freguesias.
A CCDR-N emitiu um parecer sobre esta questão na sequência de um pedido da Assembleia Municipal de Bragança, perante a sugestão do grupo municipal do PS.

Os apoios às juntas de freguesia devem, segundo a CCDR-N, estar fundamentados “de forma a conseguir bem perceber-se por que razão se decidiu assim e não de outra maneira”, o que refere não acontecer numa das deliberações que a Assembleia Municipal de Bragança apreciou. Neste exemplo, diz a entidade, as propostas da Câmara Municipal “carecem de fundamentação nos termos legalmente devidos”.

Nuno Moreno, vereador socialista da Câmara de Bragança, entende que o parecer agora conhecido vem dar razão às críticas sobre o que dizem ser a arbitrariedade na atribuição de apoios às freguesias. “Quando se atribuem apoios financeiros às juntas, tem de estar fundamentados, tem de se dizer porque é que é feito, como que base e critérios. Mas as juntas pedem apoio financeiro à câmara e a câmara diz que tem orçamento para o efeito e atribuiu esse apoio, não se explica com base em que critérios é que são satisfeitos esses pedidos, com que fundamento, acaba por ser um acto discricionário”, sublinhou.

O vereador do PS denuncia que depois do parecer da CCDR-N, o executivo municipal de Bragança não mudou os procedimentos.

O presidente do município, Hernâni Dias, sublinha que este parecer não é vinculativo e afirma que os apoios atribuídos às freguesias são legais e fundamentados. “O Município de Bragança sempre se pautou pelo escrupuloso cumprimento da legalidade em tudo o que vai fazendo, o que tem acontecido com a atribuição dos apoios às juntas de freguesias do concelho, num estrito respeito pelos valores democráticos. Todos os apoios atribuídos às freguesias são devidamente fundamentados”, entende.

A CCDR N recomenda ainda que seja elaborado um regulamento que defina as condições de acesso e critérios de atribuições dos apoios às freguesias. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário